X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Crianças avançam no desempenho da leitura

Teste feito com alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública de Vitória mostrou que 74% são leitores fluentes


Imagem ilustrativa da imagem Crianças avançam no desempenho da leitura
Uma criança que se destacou no teste de leitura foi João Augusto, de 8 anos. Sua mãe, Tatiane Pimentel Rossi, técnica em saúde bucal de 32 anos, disse que a leitura do filho melhorou e acredita que a escola municipal Anacleta Schneider Lucas, onde o pequeno estuda, dá todo o suporte para esse desenvolvimento, com o incentivo da pedagoga Mara Correia Silva, na foto com o aluno. “A escola incentiva, ajuda e inclui os estudantes de uma maneira espetacular para o aprendizado e principalmente na leitura. É uma escola integral e que contém várias atividades extras”, disse a mãe. O pequeno gosta de ler fora das aulas também. |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Avante com as palavras! De acordo com a Secretaria de Educação de Vitória (Seme), 74% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal são fluentes em leitura.

O resultado, que é do final de 2023, está relacionado a uma prova que foi aplicada para os pequenos e mostra a evolução do desempenho das crianças ao ler. No final de 2022, 44% dos estudantes tinham fluência.

A porcentagem também evidencia um contraste grande com a média nacional. Os últimos dados disponíveis do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam que, no Brasil, 56,4% das crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede pública não sabem ler e nem escrever.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, celebrou os 74% de fluência.

“A gente tem priorizado a alfabetização. Temos feito um trabalho de fortalecimento desse processo com objetivo de que no 2º ano as crianças já consigam ler um texto e interpretá-lo”, explicou.

Ela também explicou como funcionou o caminho percorrido para o teste: a Seme envia provas para as escolas e a pedagoga de cada unidade aplica a avaliação com os alunos.

Ao todo, o teste é feito quatro vezes ao longo do ano, com estudantes do 2º ano da rede municipal.

É observado se a criança consegue ler palavras, se só sabe ler sílabas, se não lê ao todo, se consegue decodificar e se está fluente. “Há uma escala de fluência leitora”, afirmou.

O resultado da prova é registrado em uma plataforma on-line, no Sistema de Avaliação Educar para Valer (SAEV), e a ação toda é feita como um mapeamento para a tomada de decisão.

“A partir de um resultado, fazemos a análise da situação de ensino das crianças e propomos alterações. A própria escola pode sugerir mudança, intervir de forma intencional, pensando nas metodologias, nos motivos de uma turma aprender mais que a outra”, disse Juliana.

“A secretaria também se movimenta: discutimos a formação de professores e fazemos o assessoramento pedagógico. A secretaria vai até as escolas, observa as aulas e ajuda a tomar decisões”, completou.


Resultado excelente

Imagem ilustrativa da imagem Crianças avançam no desempenho da leitura
|  Foto: Divulgação

“Temos feito um trabalho de fortalecimento do processo de alfabetização com objetivo de que no 2º ano as crianças já consigam ler um texto e interpretá-lo. O resultado que tivemos de 74% de fluência é excelente.

Discutimos a formação de professores, fazemos o assessoramento pedagógico e ajudamos as escolas a tomarem decisões”.

- Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória

Dicas para incentivar a leitura

Dar o exemplo é fundamental

- Escolha livros adequados para a idade. Existem aqueles voltados para bebês, para crianças na pré-escola e para as mais velhas.

- Dê o exemplo. O interesse pela leitura pode surgir ao ver o pai ou a mãe entretidos por um livro.

- Leia para a criança e converse com ela sobre as personagens da história. E conte a história de forma prazerosa, animada, empolgante.

- Crie um cantinho da leitura, para que a criança se sinta aconchegante quando estiver lendo.

- Crie um clube do livro. Nele, a família decide uma obra para ler na semana e, em um determinado dia fixo, compartilha o que foi lido.

- Procure livros que tenham a ver com os interesses da criança. Por exemplo, com o que ela está aprendendo na escola.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: