Vinte alimentos para aumentar a imunidade contra doenças

| 04/03/2020, 14:28 14:28 h | Atualizado em 04/03/2020, 14:59

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-03/372x236/bruno-oliveira-563b7adae6623689f75407f37cfc168c/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-03%2Fbruno-oliveira-563b7adae6623689f75407f37cfc168c.jpg%3Fxid%3D111245&xid=111245 600w, Bruno Oliveira destacou que alimentos ricos em vitaminas ajudam no combate a infecções e  quadros de gripes

A boa saúde está diretamente ligada ao consumo de determinados alimentos. Alguns podem, inclusive, ajudar a proteger o corpo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

A reportagem de A Tribuna ouviu especialistas para indicar 20 alimentos que contribuem na melhora da imunidade – a capacidade do organismo para se defender das doenças.

“São alimentos ricos em vitaminas e substâncias que auxiliam na manutenção do nosso sistema imunológico. É a falta de substâncias como essas que deixam a imunidade baixa, nos deixando mais propensos a ter infecções e quadros como gripes, por exemplo”, afirmou o médico Bruno Oliveira.

Frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi, por exemplo, são ricos em vitamina C, sendo grandes aliadas na proteção. “São frutas ricas em vitamina, antioxidantes, fibras e propriedades anti-inflamatórias. Consequentemente, auxiliam no aumento da imunidade”, ressaltou a nutricionista Débora Saturnino.

A nutricionista também cita os vegetais verde-escuros, que são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, ajudando na resistência às infecções. “São encontradas em brócolis, couve, rúcula, escarola, agrião e espinafre, por exemplo”, afirmou Débora.

Já a nutricionista Gabriela Rebello ressaltou a importância dos alimentos ricos em zinco, nutriente que combate resfriados. Nesse contexto, entram os cereais integrais, aveia e linhaça. “Precisamos de um intestino saudável para ter um bom sistema imunológico”, disse Gabriela.

O consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais.

Coronavírus

Mas, afinal, em tempos de disseminação do coronavírus, consumir alimentos que fortalecem a imunidade ajudam a eliminar o risco da doença?

Segundo o infectologista João Prats, nenhum alimento, de forma isolada, é capaz de melhorar a imunidade totalmente.

“Os estudos mostram que um só alimento ou substância não tem diferença no risco de infecções virais. O que se recomenda é ter um estilo de vida saudável e consumir alimentos saudáveis, ter um sono adequado, além de fazer exercícios”, disse.


SAIBA MAIS


1 - Frutas cítricas

Frutas como laranja, acerola, kiwi são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

2 - Vegetais verde-escuros

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.

3 - Carnes

Carne e cereais integrais são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

4 - Oleaginosas

Nozes, amêndoas e óleos de girassol, gérmen de trigo, milho e canola são ricos em zinco e vitamina E. Nos idosos, ajuda a combater a diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5 - Tomate

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo, que aceleram o envelhecimento e enfraquecem o sistema imunológico.

6 - Salmão

O ômega 3 presente no salmão auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

7 - Cogumelos

Os cogumelos, como o champinhom, contêm selênio que é um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização no organismo.

8 - Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

9 - Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

10 - Iogurte

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos.

11 - Alho

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-03/372x236/alho-c3d5f21ba4548dbf9d86c30186176234/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-03%2Falho-c3d5f21ba4548dbf9d86c30186176234.jpg%3Fxid%3D111246&xid=111246 600w, Alho: rico em vitamina A, C e E
O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

12 - Cebola

É rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

13 - Geleia real

A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química traz benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, aumenta a imunidade por conter vitaminas C e do complexo B.

14 - Própolis

O própolis contém proteínas e compostos capazes de regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune.

15 - Óleo de coco

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.

16 - Lichia

A lichia é excelente fonte de vitamina C, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Somado a isso, as antocianinas da lichia desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças.

17 - Batata yacon

Por agir estimulando a flora intestinal é efetiva no extermínio de bactérias “ruins”, restabelecendo o equilíbrio funcional do organismo.

18 - Gérmen de trigo

O gérmen de trigo acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade. Ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea e contribui para o fortalecimento dos ossos.

19 - Castanha-do-Pará

Contém selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

20 - Leguminosas

As sementes e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, são ricas em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Também contêm ácido fólico que auxilia na formação de glóbulos brancos.

Fonte: Médicos e nutricionistas consultados.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: