Excesso de cera no ouvido pode levar à perda auditiva

| 06/07/2020, 19:02 19:02 h | Atualizado em 06/07/2020, 19:14

Quem nunca teve, certamente um dia vai ter acúmulo de cerúmen, popularmente conhecido como cera de ouvido. Uns produzem mais, outros menos. Independente do volume, é importante ficar atento às dicas para eliminá-la. No geral, a pessoa não tem que se preocupar.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-07/372x236/excesso-de-cera-no-ouvido-pode-levar-a-perda-auditiva-4d61efea45358e8ae6c05682106b4cc9/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-07%2Fexcesso-de-cera-no-ouvido-pode-levar-a-perda-auditiva-4d61efea45358e8ae6c05682106b4cc9.jpeg%3Fxid%3D130679&xid=130679 600w, Flávia de Freitas alerta que o excesso de cera pode levar à perda de 30% da capacidade auditiva
Em excesso, a cera de ouvido pode causar perda auditiva de até 30%. Essa perda é transitória, e melhora após a remoção desse cerúmen acumulado.

O cerúmen é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo externo. Apresenta uma cor que vai do amarelo claro ao marrom escuro e um aspecto pastoso.

Para identificar se há cera demais dentro do ouvido, a dica é observar se os sons estão mais “abafados” ou se, ao longo do dia, ocorre aquela sensação de que o ouvido está tampado.

Para explicar melhor sobre a produção dessa cera no ouvido e a melhor maneira de acabar com ela, o AT em Família conversou com a médica otorrinolaringologista Flavia Ribeiro Vieira Gomes de Freitas.

A médica também é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

AT em Família – O que causa a cera de ouvido?

Flávia Freitas – A cera é produzida por glândulas que ficam na pele do conduto auditivo externo (canal do ouvido) e é causada pelo excesso de oleosidade da pele.

Quem tem mais predisposição a ter cera de ouvido?

Em geral, as pessoas com a pele mais oleosa tendem a acumular mais cerúmen.

Qual a função da cera no ouvido?

A cera tem um efeito protetor no ouvido contra o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, ela impermeabiliza o canal (do ouvido), impedindo que água fique acumulada.

Quando é hora de remover o cerúmen?

Seu excesso só deve ser removido quando fecha completamente o canal prejudicando a audição. O excesso também pode atrapalhar o uso de aparelhos auditivos. Recomendamos fazer a limpeza apenas quando ocorre o fechamento completo do ouvido provocando incômodo ou perda auditiva no paciente.

Como a remoção deve ser feita?

A remoção pode ser feita através da “lavagem” do ouvido com o profissional adequado, ou através de pinças específicas pelo otorrinolaringologista no consultório. Eventualmente antes da remoção por lavagem, o paciente precisa utilizar uma medicação local para amolecer o cerúmen.

Limpar os ouvidos em casa, por conta própria, pode ser perigoso?

O paciente nunca deve tentar remover a cera em casa por haver risco real de lesões sérias no ouvido como a ruptura da membrana timpânica. A remoção da cera feita de maneira inadequada também pode levar à tonteira temporária, caso a água esteja muito fria ou muito quente, entre outros traumas.

Além disso, a cera produzida no ouvido é “jogada” para fora pelo próprio organismo, através de batimentos ciliares. Recomendamos que, em casa, o paciente limpe apenas a parte externa da orelha com uma toalha seca.

O uso de haste de algodão (cotonete) é arriscado?

Jamais usem a haste de algodão! Além do risco da perfuração já citada, o “cotonete” empurra a cera no conduto auditivo, formando uma rolha que atrapalha ainda mais a audição. Além disso, a manipulação inadequada da orelha pode provocar microtraumatismos na pele, favorecendo a infecção bacteriana e levando às otites (inflamações de ouvido) externas.

Quando é hora de buscar ajuda médica?

É hora de buscar ajuda médica quando ocorre plenitude aural (sensação de ouvido entupido) ou dor de ouvido. Já os pacientes com acúmulo de cerúmen frequente devem procurar o otorrinolaringologista a cada seis meses para uma avaliação preventiva. Na dúvida, sempre procure um médico especializado.


SAIBA MAIS


Lubrificante natural

  • A cera do ouvido ajuda a afastar poeira e sujeira dos tímpanos e funciona como um lubrificante natural.
  • Ela é feita por componentes que previnem a formação de infecções por bactérias e vírus, servindo ainda como uma barreira natural contra agentes infecciosos externos.
  • Em excesso, pode causar perda auditiva de até 30% e sensação de que o ouvido está tampado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: