Caminhoneiros desmentem greve incentivada nas redes sociais

| 16/08/2021, 14:21 14:21 h | Atualizado em 16/08/2021, 14:42

Sob a liderança do cantor sertanejo e ex-deputado Sergio Reis, uma promessa de greve dos caminhoneiros ganhou as redes sociais. Pelas mensagens, os profissionais deverão cruzar os braços em 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, o que engrossaria outros atos públicos já programados a favor do governo de Jair Bolsonaro.

Lideranças dos caminhoneiros, no entanto, afirmam que o artista não os representa, e o Ministério da Infraestrutura, nos bastidores, não leva a mobilização a sério.

Em áudio e vídeo atribuídos ao cantor que circulam no WhatsApp e Twitter, Reis convoca uma greve nacional de caminhoneiros para protestar contra os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), um dos alvos de ataques do Presidente, de quem o músico é aliado.

“Nada vai ser igual, nunca foi igual ao que vai acontecer em 7, 8, 9 e 10 de setembro, e se eles não obedecerem nosso pedido, eles vão ver como a cobra vai fumar, e ai do caminhoneiro que furar esse bloqueio”, ameaçou Reis no vídeo.

O ex-deputado foi procurado, mas não quis se manifestar, tampouco confirmou se o áudio e o vídeo são mesmo de sua autoria.

A assessoria do Republicanos também foi questionada, mas não respondeu. Reis foi deputado federal pelo partido entre 2015 e 2019. Fontes, no entanto, garantem que ele não representa a sigla.

Representantes dos caminhoneiros negam a adesão e rechaçam a participação em qualquer manifestação política. “A grande maioria não vai participar, pelo menos dos nossos associados”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Transporte do Brasil (ANTB), José Roberto Stringasci.

Segundo ele, a entidade representa cerca de 45 mil motoristas.

Wallace Landim, o Chorão, presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), também negou o envolvimento da categoria.

“Não nos envolvemos com política, nem a favor de governo ou contra governo, nem a favor do STF ou contra o STF”, disse, e mandou recado direto para o cantor: “Nosso saudoso, grandioso cantor Sergio Reis. O senhor, quando deputado federal, nunca subiu na tribuna para falar em nome dos caminhoneiros.”
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: