X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Polícia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

VÍDEO | Advogado é algemado e leva socos de PM após defender flanelinha

foto autor
22/07/2021 - 22:45 • Atualizada em 22/07/2021 às 23:02

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Advogado é algemado e leva socos de PM após defender flanelinha
|  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um advogado, já algemado no chão, foi arrastado e levou tapa e socos de um policial militar na manhã desta quarta-feira (21) em Goiânia.

As agressões foram iniciadas depois que o profissional tentou intervir durante abordagem policial a um guardador de carros que estaria, segundo a Polícia Militar de Goiânia, extorquindo dinheiro de motoristas que tentavam estacionar numa via pública.

Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram o momento em que o advogado Orcelio Ferreira Silveiro Júnior, de 32 anos, é agredido várias vezes enquanto outros policiais o seguram no asfalto.

O homem relatou que sofreu novas agressões quando chegou à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Goiás, para onde foi levado após a ocorrência. "Fui agredido até na triagem e vou fazer um novo exame de corpo de delito", relatou em vídeo.

Em uma das gravações, é possível perceber o advogado sendo arrastado e lavando um tapa no rosto. Em outro trecho, a imagem mostra o policial apertando o pescoço do advogado com as pernas. Em entrevista ao portal G1, Orcelio Ferreira Silveiro, pai da vítima, relatou que o filho chegou a desmaiar por três vezes.

Advogado é algemado e cruelmente agredido por policiais após defender flanelinha, em Goiânia. Que país é este? pic.twitter.com/GLuj67Z1dA

— José Affonso Dallegrave Neto (@DallegraveNeto) Jul

"Estou me sentindo um homem morto, porque um pai que vê um filho ser espancado e não pode fazer nada. Um homem de 62 anos que toma remédio controlado. Eu fiz três pontes de safena há três anos", disse.

Depois do episódio, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), declarou que os policiais extrapolaram o limite. O comando da Polícia Militar determinou o afastamento imediato das atividades operacionais do policial envolvido na abordagem.

Também foi instaurado procedimento administrativo disciplinar para apuração das condutas de todos os envolvidos.

"A Secretaria de Segurança Pública de Goiás assegura que ações isoladas, que não condizem com as diretrizes das corporações e instituições que compõem esta pasta, são rigorosamente apuradas com as devidas punições aplicadas", diz nota oficial do governo.

Segundo a versão apresentada pela PM, o advogado foi contido porque teria invadido "o perímetro de segurança" durante abordagem policial ao flanelinha. A polícia relata que ele se recusou a sair do local e não teria se identificado.

Sobre o relato de nova agressão após ser levado para a delegacia, a Polícia Civil informou, por meio de nota, que tomou conhecimento dos fatos alegados pelo advogado e que está tomando as medidas cabíveis para esclarecimento dos fatos.

A OAB-GO (Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás) repudiou a conduta policial em nota. "A truculência e o despreparo demonstrados pelos policiais nos vídeos chocam, basicamente, pelo abuso nítido na conduta dos policiais, que agiram de forma desmedida, empregando força além da necessária para o caso, em total descompasso com as garantias constitucionais", atestou.

A entidade fará um ato de desagravo público em repúdio às agressões sofridas pelo advogado.

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso