Conselho busca parentes de menina que foi deixada sozinha por quatro dias

| 27/02/2020, 09:23 09:23 h | Atualizado em 27/02/2020, 11:08

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2019-11/0x0/himaba-523aef4e0eecf7088ee6bb7e15d52bc3/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2019-11%2Fhimaba-523aef4e0eecf7088ee6bb7e15d52bc3.jpg%3Fxid%3D110383&xid=110383 600w, Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves

O Conselho Tutelar de Vila Velha está procurando parentes da menina de 1 ano e 9 meses que foi encontrada sozinha em casa no bairro Cidade da Barra, na quarta-feira (26). A mãe da criança, 20 anos, teria saído para aproveitar o carnaval.

A conselheira Alessandra Santana disse que a menina continua internada no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e que um conselheiro a acompanha.

“Ela já tem uma saúde frágil e se alimenta por sonda. O Conselho já acompanha a família há algum tempo e a gente não queria que chegasse nesse ponto”, disse a conselheira.

Alessandra explicou ainda que a menina não vai retornar imediatamente para a família após receber alta. “Vamos elaborar um documento que será entregue na 1ª Vara da Infância e da Juventude de Vila Velha nesta quinta (27)”, contou.

Entenda o caso

A polícia foi acionada por volta das 14h desta quarta-feira (26) pelos vizinhos. De acordo com a ocorrência, os moradores da rua informaram que há dias a mãe, que tinha sido vista em blocos em Barra do Jucu, não aparecia em casa.

A mulher deixou uma bolsa na casa de uma das vizinhas, onde estava a chave da residência. Assim que os militares entraram, eles se depararam com a criança em uma cama, com a sonda pendurada, e várias formigas em volta do acesso.

O Samu foi acionado, assim como o Conselho Tutelar. Vizinhos contaram que não era a primeira vez que a mãe deixava a criança sozinha em casa.

Já no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), os médicos constataram que a criança estava em estado grave de desidratação, desnutrição e maus-tratos, com a fralda suja por dias.

Enquanto uma viatura acompanhava a criança no hospital, outra equipe da PM ficou no local do crime, colhendo informações sobre o paradeiro da mãe. Foi aí que a mulher se apresentou aos agentes, com vários machucados.

Ela relatou aos policiais que tinha sido pega pelos traficantes da região, que souberam do abandono e, por isso, tinham agredido a mulher. Ela estava com um corte na testa e hematomas pelo rosto.

Para os policiais, a mulher negou que tinha saído para cair na folia. Na versão da suspeita, ela saiu para procurar uma casa nova, e pretendia, no futuro, entregar a menina para o Conselho Tutelar.

A suspeita foi encaminhada para a 2ª Delegacia Regional de Vila Velha, onde prestou depoimento. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que "a suspeita, 20 anos, conduzida à Delegacia Regional de Vila Velha foi autuada em flagrante por abandono de incapaz e por expor a perigo de vida e saúde, privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis. Ela já foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana".

SUGERIMOS PARA VOCÊ: