Posse de novo secretário de Raquel Lyra, indicado pelo PDT, é uma reconciliação?

Evento marca aproximação estratégica entre governadora e seu principal adversário político

Aline Moura | 08/02/2024, 20:03 20:03 h | Atualizado em 08/02/2024, 20:02

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/372x236/Posse-de-novo-secretario-de-Raquel-Lyra-indicado-p0016690200202402082003/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F160000%2FPosse-de-novo-secretario-de-Raquel-Lyra-indicado-p0016690200202402082003.jpg%3Fxid%3D729715&xid=729715 600w, Cerimônia foi marcada por simbologias, com a presença de Wolney Queiroz (à esquerda da foto)

A governadora Raquel Lyra (PSDB) empossou, nesta quinta-feira (8), Ismênio Bezerra como novo secretário estadual da Criança e Juventude de Pernambuco. O secretário é uma indicação do PDT e o presidente nacional da sigla, o ministro de Previdência Social, Carlos Lupi, veio prestigiar a cerimônia.

Lupi esteve no Recife para dar a bênção ao correligionário numa posse marcada de simbologias e sem respostas fechadas.

Indagado sobre como ficaria sua relação com o prefeito João Campos (PSB), a partir de agora, o ministro cantarolou: “Siga seu caminho lentamente, que eu quero passar com a minha dor. Se hoje pra você eu sou espinho, espinho não machuca a flor", cantou, em coletiva, citando um trecho da música A Flor e o Espinho, um samba de Nelson Cavaquinho em parceira com Guilherme de Brito e Alcides Caminha.

O presidente nacional do PDT se contrariou com o PSB desde que o senador Cid Gomes e mais 40 prefeitos do Ceará migraram da sigla para o PSB. Respingou em Pernambuco.

Durante a cerimônia, ao fazer elogios a Raquel Lyra, Lupi também disse que Caruaru era como se fosse um país. E deu a entender que o casamento das siglas se consolidaria a partir da cidade, que ainda é almejada pelo ex-prefeito José Queiroz.

O ministro ainda elogiou a decisão da governadora de acolher a indicação do PDT e falou na possibilidade de ampliação de parcerias com o governo federal.

“Teremos muitos convênios a assinar com o ministério, trabalhos importantes para as crianças que tenham algum tipo de deficiência e vamos ter de forma pioneira as casas de atendimento para mães e crianças com deficiência”, declarou Lupi.

A aproximação

A solenidade também foi acompanhada pelo ex-deputado federal Wolney Queiroz (PDT), até então conhecido como maior adversário político de Raquel em Caruaru quando ela era prefeita (2017-2022). O ex-parlamentar, atualmente, presidente estadual do PDT e secretário-executivo do ministério da Previdência, Wolney Queiroz.

Os dois pedetistas podem ser uma ponte, ou não, para a governadora se aproximar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Aliados da governadora também dizem que aproximação entre os adversários históricos é um alerta amarelo para o prefeito Rodrigo Pinheiro, que já considera a reeleição garantida. Rodrigo era vice de Raquel e criou asas para voar.

O bonde histórico

Há quem diga que Wolney, ao se manter como oposição a Raquel, perderia o bonde histórico de apoiar a primeira governadora natural de Caruaru. Mas ainda existem ainda controvérsias. O ex-deputado, por exemplo, até o fechamento desta matéria, não tinha postado nada da posse nas suas redes sociais, um indicativo de que está ainda pisando em ovos com seu eleitorado.

A governadora e os Queiroz já foram aliados, mas romperam quando Raquel assumiu a Prefeitura de Caruaru, antes da reviravolta na política estadual que a levou a conquistar o Palácio do Campo das Princesas como primeira mulher eleita por Pernambuco no período democrático.

O ingresso do PDT na aliança governista do estado chega após Raquel desmembrar a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD) em duas novas secretarias: a de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas e a da Criança e da Juventude.

A pasta que Ismênio assume foi criada a partir da Reforma Administrativa sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/372x236/Posse-de-novo-secretario-de-Raquel-Lyra-indicado-p0016690201202402082003/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F160000%2FPosse-de-novo-secretario-de-Raquel-Lyra-indicado-p0016690201202402082003.jpg%3Fxid%3D729716&xid=729716 600w, A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Raquel Lyra disse que a reorganização das secretarias vai garantir um trabalho mais focado nas políticas públicas para as crianças e jovens do Estado

A versão oficial

A cerimônia de posse ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Raquel Lyra disse que a reorganização das secretarias vai garantir um trabalho mais focado nas políticas públicas para as crianças e jovens do Estado.

“Estamos construindo um movimento no nosso estado que busca alcançar a expectativa que o povo depositou em nós, de mudança de Pernambuco. Tenho certeza de que a experiência de Ismênio vai nos permitir chegar ainda mais longe atendendo a população, aos que esperam um governo efetivo que possa transformar a sua realidade”, disse a governadora.

O secretário Ismênio Bezerra agradeceu ao convite e propôs, no comando da pasta, realizar um trabalho em parceria com as demais secretarias.

“Nós vamos fazer um diagnóstico com a ajuda de todos os secretários. Não é possível cuidar da política de criança, de adolescente e de juventude só em uma secretaria, porque as pautas são transversais. Nós viemos aqui ajudar a governadora a servir o povo de Pernambuco para colocar os jovens no lugar principal do desenvolvimento, e cuidar das crianças como elas precisam”, afirmou o novo secretário.

Quem é Ismênio Bezerra?

O novo secretário estadual é formado em administração e, antes de assumir a nova secretaria estadual, atuava como assessor parlamentar do Ministério da Previdência Social. Já foi presidente do Instituto de Educação, Cultura e Arte (CUCA). A pasta que ele assume, atualmente, não tem muita visibilidade.

O secretário ainda atuou como assessor técnico da Câmara dos Deputados, chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e do gabinete do governador do Estado do Ceará (2007-2014). Anteriormente, entre 2005 e 2007, assumiu a Secretaria Nacional de Juventude.

Outros nomes presentes

Segundo o Governo do Estado, também estiveram presentes, na posse, nomes como o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede Sustentabilidade); além dos os deputados estaduais Joãozinho Tenório (Patriota) e Socorro Pimentel (União) e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: