Brinque o Carnaval gastando menos. Veja dicas de um economista

Contrair dívidas para bancar a folia pode comprometer o orçamento familar. Planejamento e opções alternativas são caminhos indicados

Da Redação do Tribuna Online PE | 02/02/2024, 10:34 10:34 h | Atualizado em 02/02/2024, 10:34

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/372x236/Brinque-o-Carnaval-gastando-menos-Veja-dicas-de-um0016590700202402021034/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F160000%2FBrinque-o-Carnaval-gastando-menos-Veja-dicas-de-um0016590700202402021034.jpg%3Fxid%3D723920&xid=723920 600w, Participar de blocos locais faz parte da estratégia para economizar

O Carnaval está próximo,e o que parece ser apenas festa e brincadeira representa também um gasto extra no orçamento das famílias, ainda mais no começo do ano, quando as finanças já estão comprometidas com matrículas e material escolar, pagamento do IPTU e IPVA.  Segundo o economista e professor do curso de Economia do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife (Uninassau), Sandro Prado, é possível aproveitar este carnaval sem fazer dívidas, basta planejamento.

"Caso você queira viajar, analise sua condição financeira atual e avalie se poderá arcar com todos os gastos, como: passagens, hospedagem, alimentação, fantasias, bebidas, entre outras despesas, para evitar surpresas. Também não se esqueça dos eventos e passeios turísticos, que são bem comuns nessa época", afirma o economista.

Destinos próximos, estadias em pousadas ou casas de parentes são outras opções mais econômicas e viáveis. “Você também pode desfrutar do carnaval em casa, o que eliminaria diversos custos e possibilitaria aproveitar outras formas de diversão”, orienta.

OPÇÕES ECONÔMICAS

Também há opções para quem planeja brincar o Carnaval curtindo a folia. "Participar de blocos carnavalescos ou eventos locais com preços acessíveis podem ter um bom custo-benefício por alguns terem comida e bebida inclusa durante a concentração. Assim, se tornam alternativas que dá para encaixar no seu orçamento sem abrir mão da diversão. O mesmo vale para fantasias e adereços, que podem ser improvisados usando a criatividade", comenta Sandro.

O professor ainda alerta sobre o uso abusivo do cartão de crédito para conseguir controlar melhor suas despesas. "Os gastos excessivos e impulsivos atrapalham o controle financeiro e, durante o Carnaval não é diferente, já que é habitual as pessoas fazerem compras extras. Opte por pagamentos à vista e se, realmente precisar parcelar, se planeje para pagar a fatura até a data do seu vencimento e integralmente. Aproveite muito os dias festivos, mas não se esqueça que, quaisquer excessos não planejados, podem afetar o seu orçamento futuro e a saúde financeira sua e de sua família ", finaliza o economista.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: