"Nuvem de poeira Godzilla" viaja 10 mil km do Saara para as Américas

| 24/06/2020, 19:44 19:44 h | Atualizado em 24/06/2020, 22:11

Uma nuvem de ar do Saara se move em direção às Américas. O fenômeno, uma massa de ar seco com poeira do deserto africano, começou a ser observado há uma semana em uma área a oeste da África.

Batizada por especialistas de "nuvem de poeira Godzilla", ela já percorreu mais de 5 mil km pelo mar até o Caribe e já passou pela Venezuela. 

Ainda acordo com estudiosos, o fenômeno acontece todos os anos. Porém, se intensificou em 2020.

No Caribe, de acordo com o G1, os efeitos já são sentidos. Em vários países há a recomendação para que a população use máscara e evite atividades ao ar livre.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">This is just incredible! That pale dot you see is the sun - blotted out by dust from Africa as part of one of the largest, most significant outbreaks ever seen. Truly remarkable what we are seeing with this.<br><br>Photo: <a href="https://twitter.com/TyphoonMr?ref_src=twsrc%5Etfw">@TyphoonMr</a> <br><br> <a href="https://twitter.com/spann?ref_src=twsrc%5Etfw">@spann</a> <a href="https://twitter.com/NWSMiami?ref_src=twsrc%5Etfw">@NWSMiami</a> <a href="https://t.co/PA5smPBEn0">pic.twitter.com/PA5smPBEn0</a></p>&mdash; Mark Sudduth (@hurricanetrack) <a href="https://twitter.com/hurricanetrack/status/1274831562475962368?ref_src=twsrc%5Etfw"></a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

"Isso é incrível! Esse ponto pálido que você vê é o sol - manchado pela poeira da África, como parte de um dos maiores e mais significantes fenômenos já visto"

Ainda segundo o portal, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) prevê que a coluna de poeira do Saara continuará se movendo rumo ao oeste pelo Mar do Caribe, alcançando áreas do norte da América do Sul, América Central e da Costa do Golfo dos Estados Unidos nos próximos dias.

A "nuvem de poeira Godzilla" é uma massa de ar seco carregada de partículas de areia do deserto do Saara. O fenômeno se forma no final da primavera, no verão e no começo do outono no Hemisfério Norte.

Quando ocorre o seu deslocamento, ele não dura mais que uma semana. Mas ventos suaves em certas épocas do ano fazem com que a nuvem cruze o Oceano Atlãntico e percorra mais de dez mil quilômetros. 

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr">Timelapse of the sunset, complete with African dust, from my friend Brent <a href="https://twitter.com/TyphoonMr?ref_src=twsrc%5Etfw">@TyphoonMr</a> in St. John, USVI. Location was Maho Bay. <a href="https://t.co/KGna27Qxti">pic.twitter.com/KGna27Qxti</a></p>&mdash; Mark Sudduth (@hurricanetrack) <a href="https://twitter.com/hurricanetrack/status/1274707371479175169?ref_src=twsrc%5Etfw"></a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

"Timelapse do pôr do sol com poeira da África"

SUGERIMOS PARA VOCÊ: