TJD acata pedido e libera final carioca na FlaTV; Fluminense ameaça ir à Justiça

| 08/07/2020, 18:46 18:46 h | Atualizado em 08/07/2020, 18:53

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RJ) decidiu acatar o pedido de mando de campo compartilhado na final da Taça Rio feito pela Procuradoria do órgão. Com isto, o Flamengo x Fluminense desta quarta-feira (8) poderá ser exibido tanto no canal tricolor no YouTube (FluTV) quanto nas redes sociais do Rubro-negro (FlaTV), Twitter e Facebook.

Por ter sido sorteado como mandante, o Tricolor tinha o direito de transmitir a partida com exclusividade após aval da Globo. Porém, a Procuradoria solicitou que o Flamengo também pudesse exibir, e o caso foi parar no tribunal.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-06/372x236/logo-fla-tv-99c5f3cf8ccde1215571d737e8b714c7/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-06%2Flogo-fla-tv-99c5f3cf8ccde1215571d737e8b714c7.jpeg%3Fxid%3D131067&xid=131067 600w,

Mais cedo, o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, deixou clara a sua insatisfação com a tramitação do caso do TJD e disse que iria a Justiça caso tal liminar fosse concedida.

"Vamos à Justiça Comum buscar indenização e reparação financeira pelos prejuízos causados ao Fluminense em razão do furto de seu direito de transmitir de forma exclusiva em sua plataforma digital FLu TV. A FERJ, assim como os que furtam sinais de TV, criou neste episódio a "GATOFERJ", tentando furtar a transmissão do Fluminense; Em síntese, mais uma vergonha perpetrada pelo grupo que destrói o futebol do Rio de Janeiro há décadas. Por fim, informamos aos nossos torcedores que transmitiremos o jogo na nossa FLU TV de forma gratuita como já informado antes; Lutaremos até o fim pela nossa honra, pela nossa dignidade e pelos nossos direitos", afirmou.

Pela manhã, o presidente do TJD, Marcelo Jucá, já havia rejeitado a solicitação informando que os clubes e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) deveriam apresentar "suas razões" e que, tão logo elas fossem feitas, um novo relator seria sorteado pela entidade.

Mais tarde, o Rubro-Negro e a Ferj acataram a solicitação e enviaram suas manifestações, menos o Tricolor, em sinal de protesto.

Por volta das 8h desta quarta-feira, caminhões de transmissões do Flamengo e do Fluminense chegaram ao portão 12 do Maracanã para a montagem da estrutura mesmo sem uma definição de onde aconteceria a exibição.

Em suas redes sociais, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, ironizou toda a polêmica, citando possíveis diferenças de tratamento da federação em relação a Flamengo e Vasco e utilizando o termo "GatoFerj".
Flamengo e Fluminense se enfrentam às 21h30. Em caso de empate, a decisão da Taça Rio acontecerá nos pênaltis.

Por ter conquistado a Taça Guanabara e ficado em primeiro na classificação geral, o Rubro-Negro será campeão carioca antecipadamente com o título da Taça Rio.

No início da noite desta quarta, o Flamengo emitiu uma nota em seu site oficial.

Leia na íntegra:

"É com satisfação que informamos que o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro acaba de dar razão ao pedido da Procuradoria do TJD para atribuir a ambos os clubes o mando de campo. Com isso, permite ao Flamengo transmitir som e imagem do jogo da final da Taça Rio, através de seu canal oficial de televisão, a FlaTV.

Em face disso, fica garantida a todos os torcedores, sejam eles rubro-negros ou tricolores, a possibilidade de ver o jogo desta final, ao vivo.

Apesar desta decisão favorável, o Flamengo, seguindo o que preconiza a MP 984, que garante que o direito de transmissão é do clube mandante, informa que só exercerá o direito conseguido no TJD caso o imbróglio judicial entre o Fluminense e a Rede Globo de Televisão continue e impeça a transmissão do jogo pelas duas instituições.

O Flamengo mostra assim que só concordou com o pedido feito pela Procuradoria na Justiça por acreditar que, neste momento difícil como o que passamos em nossa sociedade, a possibilidade de ver um espetáculo como a final da Taça Rio de futebol seria importante para todos os torcedores.

Desejamos a todos um ótimo jogo."

Após o Flamengo, o Fluminense também emitiu uma nota. 

Leia: 

"O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir a partida através da FluTV.

A ideia de que há qualquer imbróglio entre o Fluminense e o Grupo Globo é mentirosa e deveria compor o rol de investigações da CPI das Fake News. Logo em seguida o Tribunal da FERJ, de forma ilegal, deu a liminar para que o Flamengo descumpra a lei.

Agradecemos ao Flamengo, mas nos manteremos dentro da lei. A transmissão cabe ao Fluminense, que a fará e ficamos no aguardo pra ver se o Flamengo cumprirá o que defendeu."

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir a partida através da FluTV. <a href="https://t.co/wkshN2ZllP">pic.twitter.com/wkshN2ZllP</a></p>&mdash; Fluminense F.C. (@FluminenseFC) <a href="https://twitter.com/FluminenseFC/status/1280966502590697472?ref_src=twsrc%5Etfw"></a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>
<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Agradecemos ao Flamengo, mas nos manteremos dentro da lei. A transmissão cabe ao Fluminense, que a fará e ficamos no aguardo pra ver se o Flamengo cumprirá o que defendeu.</p>&mdash; Fluminense F.C. (@FluminenseFC) <a href="https://twitter.com/FluminenseFC/status/1280966507984543746?ref_src=twsrc%5Etfw"></a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

SUGERIMOS PARA VOCÊ: