Fernanda Gentil é diagnosticada com paralisia no rosto: 'Boca não firmava'

Apresentadora comentou que a doença pode ou não deixar sequelas

Agência Estadão | 27/02/2024, 10:53 10:53 h | Atualizado em 28/02/2024, 18:06

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/160000/372x236/Fernanda-Gentil-e-diagnosticada-com-paralisia-no-r0016932500202402281806/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F160000%2FFernanda-Gentil-e-diagnosticada-com-paralisia-no-r0016932500202402281806.jpg%3Fxid%3D743775&xid=743775 600w, Apresentadora contou que começou a sentir os sintomas logo depois do carnaval

A apresentadora Fernanda Gentil revelou, em seu canal no YouTube, que foi diagnosticada com paralisia de Bell, um tipo de paralisia parcial no rosto. Ela deu detalhes sobre a doença, que pode ser causada, principalmente, por estresse, e disse que ainda não recuperou totalmente os movimentos da face.

Segundo a apresentadora, ela começou a sentir os sintomas logo após o carnaval. "Depois que o meu filho chegou de viagem, eu fui beijá-lo e senti a boca dormente", relatou. No dia seguinte, Fernanda resolveu fazer o movimento de beijo novamente com a boca: "Eu não conseguia, não saía. A boca meio que não firmava, sabe?".

Ao repetir movimentos faciais de frente para o espelho, a apresentadora percebeu que o lado esquerdo do rosto não correspondia como o lado direito. Fernanda, então, fez exames virtuais com médicos para avaliar um possível diagnóstico.

De início, os profissionais já haviam descartado a possibilidade de alguma doença neurológica, como um acidente vascular cerebral (AVC) ou mesmo um tumor. Depois de realizar uma ressonância magnética, Fernanda foi diagnosticada com paralisia de Bell.

Conforme a jornalista, não há uma origem clara sobre o que pode causar a doença, mas o estresse é o principal fator. "O estresse é a principal delas, uma rotina muito cansativa e intensa, falta de descanso, mas também é uma possibilidade o vírus do herpes, que eu tenho", disse.

Fernanda comentou que a doença pode ou não deixar sequelas e que, atualmente, realiza um tratamento que envolve uso de corticoides, doses altas de um medicamento contra herpes e fisioterapia. Ao final, ela alertou pessoas que assistiram ao seu vídeo para que estejam "atentos a sinais do corpo".

Os sintomas da paralisia de Bell podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

Fraqueza ou paralisia facial:

Face caída: Um lado do rosto pode parecer caído ou flácido, dificultando a realização de expressões faciais como sorrir, franzir a testa ou fechar o olho.

Dificuldade em piscar: O olho do lado afetado pode ficar seco e irritado, pois não fecha completamente.

Salivação excessiva: A pessoa pode ter dificuldade em controlar a salivação

Dificuldade em falar e comer: A fraqueza muscular pode dificultar a fala e a mastigação.

Outros sintomas:

Dor atrás da orelha: pode haver dor ou sensibilidade atrás da orelha no lado afetado.

Alterações no paladar: A pessoa pode ter dificuldade em sentir o gosto dos alimentos.

Sensibilidade ao som: Ruídos altos podem ser desconfortáveis no ouvido do lado afetado.

Tontura e vertigem: Algumas pessoas podem sentir tontura ou vertigem.

É importante procurar atendimento médico o mais rápido possível se você apresentar qualquer um dos sintomas da paralisia de Bell. O tratamento precoce pode ajudar a melhorar as chances de recuperação completa.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: