O que fazer para reduzir a conta de energia

| 07/08/2020, 14:21 14:21 h | Atualizado em 07/08/2020, 14:49

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-08/372x236/medidas-para-reduzir-a-conta-de-energia-chuveiro-lampada-e-ferro-de-passar-0c33f1f069394d6cf90bc393a08ef641/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-08%2Fmedidas-para-reduzir-a-conta-de-energia-chuveiro-lampada-e-ferro-de-passar-0c33f1f069394d6cf90bc393a08ef641.png%3Fxid%3D135957&xid=135957 600w, Medidas para reduzir a conta de energia: chuveiro, lâmpada e ferro de passar
Evitar deixar lâmpadas acesas o tempo inteiro, tomar banhos menos demorados, não deixar a porta da geladeira aberta desnecessariamente. Pequenas atitudes que podem ajudar a controlar a conta de energia elétrica e evitar pagar mais nesse período de distanciamento social.

A mudança de hábitos vem em boa hora, já que começa a valer hoje o reajuste nas tarifas das contas de energia a EDP Espírito Santo, definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste médio será de 8,02%, sendo que, para as unidades residenciais, será de 5,85% e para as indústrias, de 10,32%. A mudança atinge 70 municípios do Estado e 1,6 milhão de unidades consumidoras, de acordo com a EDP.

O presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, explica que o ar-condicionado, máquina de lavar roupa, ferro, geladeira e chuveiro acabam sendo os maiores responsáveis pelo consumo de energia.

“É preciso usar o mínimo necessário para que o aparelho funcione e seja eficaz. No caso da máquina de lavar e do ferro, por exemplo, é interessante juntar a roupa de um determinado período para lavar e passar de uma vez só, sem usar os aparelhos várias vezes no mês.”

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-08/372x236/o-aposentado-reinaldo-luiz-cunico-reduziu-40-a-conta-de-energia-b21acf51bb394baa2fb94ba31b86a075/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-08%2Fo-aposentado-reinaldo-luiz-cunico-reduziu-40-a-conta-de-energia-b21acf51bb394baa2fb94ba31b86a075.jpeg%3Fxid%3D135958&xid=135958 600w, O aposentado Reinaldo Luiz Cunico reduziu 40% a conta de energia
Sales destacou também a necessidade de substituir as lâmpadas normais por lâmpadas de LED. “As lâmpadas tradicionais, além de terem menor vida útil, acumulam muito calor, aumentando o consumo em comparação às de LED”.

Em nota, a EDP explicou que o reajuste anual decorre da atualização dos custos incorridos com os segmentos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais. Sales observou que a tarifa da energia não é definida pela EDP.

“Quem define o reajuste é a Aneel. A EDP, no caso, recebe apenas 19% do valor. Todo o resto é distribuído para pagar os custos da geradora de energia, do custo de transmissão, dos encargos do governo e tributos, como o ICMS.”

Redução de 40% no valor da conta

O aposentado Reinaldo Luiz Cunico, de 64 anos, conta que fez uma reforma em sua casa para garantir um gasto menor na conta de energia, e conseguiu diminuir o valor da mesma em 40%.

“Foi um investimento que fiz. Troquei as lâmpadas antigas pelas de LED, mudei os chuveiros e outros aparelhos da casa para opções mais econômicas. Consegui com isso reduzir minha conta em torno de 40% do valor original. Foi um custo-benefício excelente para mim”.


Saiba mais


O que é a tarifa?

  • A tarifa de energia corresponde a uma série de valores calculados que representam as parcelas para cobrir as operações técnicas e investimentos realizados pelos agentes da cadeia produtiva do setor de energia elétrica, além da estrutura necessária para viabilização da produção e entrega para o consumidor final.

Por que o reajuste está ocorrendo?

  • O que a Aneel aprovou foi um reajuste anual que é resultado da atualização dos custos com os segmentos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos do governo.
  • Esses custos compreendem 81% do valor da tarifa da conta de luz.
  • Os outros 19% são da distribuidora de energia, no caso, a EDP Espírito Santo.

ALGUMAS DICAS


Máquina de lavar roupa

  • Ao invés de acionar a máquina toda vez que houver um pouco de roupa para ser lavada, o consumidor pode deixar para lavar toda a roupa acumulada em um período de tempo.
  • Desta forma, a máquina será utilizada menos vezes ao longo do mês e de forma mais eficiente.

Ferro de passar

  • Da mesma forma que a máquina de lavar, o ferro também pode ser utilizado menos vezes, ao se acumular toda a roupa de um determinado período para realizar o ato.

Geladeira

  • A temperatura da geladeira é definida pelo fabricante, que leva em conta a quantidade de produtos dentro dela num geral.
  • Entretanto, há quem opte por alterar essa temperatura para gelar mais os produtos. Tal prática deve ser evitada, pois força o motor da geladeira e consequentemente aumenta o consumo.
  • Também é necessário ter atenção ao abrir a porta da geladeira. Deixá-la aberta por muito tempo para decidir o que pegar dela pode aumentar o gasto de energia. Quanto mais tempo a porta fica aberta, maior o gasto.

Ar-condicionado

  • Tradicional vilão das contas de energia, o ar-condicionado deve ser utilizado de forma estratégica. Deixe-o ligado apenas quando houver pessoas no ambiente e em horários pré-determinados, e nunca o dia inteiro.
  • A temperatura também não deve ser excessivamente baixa, já que quanto mais gelado, maior o gasto de energia do ar-condicionado.

Chuveiro elétrico

  • O chuveiro elétrico, usado para tomar banho quente, é muito utilizado no inverno, mas deve ter seu uso controlado. Banhos de 5 a 10 minutos são os recomendados para não aumentar o custo na conta de luz.

Lâmpadas

  • Já as lâmpadas, não devem ser deixadas acesas o tempo inteiro, especialmente durante o dia.
  • Apenas deixe acesa a lâmpada no cômodo que estiver sendo utilizado.
  • Lâmpadas de LED absorvem menos calor, e são opções mais eficientes do que as tradicionais.

Tomadas

  • Todos os aparelhos devem ficar fora da tomada quando não forem utilizados. Isso porque computadores e televisões acabam gastando energia quando estão em “stand-by”.
Fonte: EDP, Instituto Acende Brasil e Pesquisa AT.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: