Governo articula ferrovia entre Espírito Santo e Goiás

| 24/11/2020, 14:21 14:21 h | Atualizado em 24/11/2020, 14:30

O governador Renato Casagrande se reuniu nesta segunda-feira (23) com os chefes do governo de Minas Gerais, Romeu Zema, e de Goiás, Ronaldo Caiado, para articular a criação do trecho ferroviário chamado Corredor Centro-Leste, ligando os três estados.

Casagrande explicou que, como Goiás é um grande produtor de grãos, é possível reduzir o custo final ao produtor e ao consumidor utilizando também o potencial dos portos do Espírito Santo para transportar o produto a outros estados litorâneos e exterior.

“O Corredor é uma excelente oportunidade que com pouco investimento viabiliza a logística de transporte de grãos e produtos industriais. O objetivo do debate é colaborar com o País e torná-lo mais eficiente”, enfatizou.

O corredor já existe atualmente, sendo composto pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), mas a intenção é melhorar a malha atual para aumentar o transporte de cargas: “A oportunidade que temos é agora na renovação da FCA, que será proposta ao governo federal e à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A gente tem de atuar agora para que o investimento nesse corredor seja feito.”

A consulta pública para a prorrogação do contrato da FCA deve ser realizada em janeiro, segundo o governador, como foi feito na renovação da EFVM. “Até lá os três estados precisam ter uma proposta consolidada e efetiva para que a gente faça à agência”, complementou Casagrande.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: