Golpistas usam Plano Collor em nova fraude
Escute essa reportagem
O Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu alerta para um novo golpe financeiro que utiliza o nome do órgão para prometer compensações financeiras referentes ao Plano Collor, medida que foi usada para estabilizar a inflação a partir do ano de 1990.
Segundo informou o tribunal, na dinâmica do golpe, estelionatários se passam por servidores do órgão e informam às vítimas que elas têm valores a receber decorrentes de perdas financeiras.
Como condição para que a vítima receba o dinheiro, o criminoso exige um depósito bancário, antecipado, em conta bancária apontada por ele.
O TCU informou que recebeu denúncias de que os criminosos têm feito contatos via telefone, e que o golpe está direcionado especialmente a servidores aposentados, mas que toda a sociedade deve estar atenta.
“O tribunal esclarece que, em hipótese alguma, entra em contato direto com cidadãos exigindo depósitos bancários. Boa parte das ocorrências de golpe tem sido contra servidores aposentados, que parecem ser as vítimas preferidas dos criminosos”, informou o comunicado do TCU.
O especialista em Segurança Digital Eduardo Pinheiro alertou que é preciso desconfiar sempre de ofertas que parecem tentadoras demais. Ele destacou que entre os alvos preferidos dos criminosos estão os aposentados.
“As pessoas precisam desconfiar de tudo. Ao receber propostas tentadoras, devem procurar os canais oficiais como o respectivo órgão ou sindicatos para checar a veracidade da informação”, afirmou o especialista.

Não é a primeira vez que o TCU alerta sobre tentativas de golpe usando o nome do tribunal. Em 2019, o órgão também emitiu um alerta acerca da mesma dinâmica de fraude, usando a prerrogativa do Plano Collor.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo (Sindnapi), Jânio Araújo, as tentativas de golpe contra os aposentados aumentaram durante a pandemia.
Segundo a Polícia Civil, por se tratar de um órgão da União, golpes envolvendo a alcunha TCU devem ser apurados pela Polícia Federal. Já PF não se manifestou.
Saiba mais
Como se proteger
-
Especialistas em segurança digital alertam que é preciso estar atento para a urgência dos pedidos de depósito e para a negociação de valores.
-
Estelionatários querem obter dinheiro logo, antes que a vítima se dê conta do golpe. Para isso, podem sugerir um valor menor e usar de pressão psicológica para convencer a vítima.
Processos na Justiça
-
É importante lembrar ou verificar se entrou com alguma ação na Justiça. Caso tenha, o cidadão deve informar-se pelos canais oficiais. Se tiver algum processo, pode ir até a Justiça solicitar informação ou coletar informações junto a um advogado.
-
Não se deve fornecer nenhum dado a pessoa que não conhece, seja pessoalmente, por telefone ou meios eletrônicos.
-
Em caso de contato em nome de alguma entidade, como bancos, lojas ou órgãos públicos, buscar os canais de comunicação oficial para confirmar as informações.
Golpe do Plano Collor
-
O Plano Collor foi um conjunto de medidas econômicas para conter a inflação, durante o mandato de presidência de Fernando Collor de Mello, entre 1990 e 1992, que envolveu congelamento de recursos e diversas medidas econômicas para conter a inflação.
-
Golpistas têm usado o nome do TCU para aplicar golpes prometendo reparação de perdas econômicas da época
Fonte: TCU e especialistas ouvidos
Comentários