Vitória não vai ter queimas de fogos nem shows na virada de ano
Decisão foi anunciada pelo prefeito Lorenzo Pazolini na noite desta terça (30)
Escute essa reportagem
A tradicional festa de virada de ano na Praia de Camburi não será realizada pela Prefeitura de Vitória. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (30). A medida foi tomada pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia da covid-19.
O anúncio foi feito horas depois que o Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou os dois primeiros casos de infecção pela variante Ômicron no Brasil. Esses exames são preliminares e vão passar por nova análise.
“A prefeitura não realizará queima de fogos, nenhum ambiente que gere aglomeração para a sociedade. Tivemos um amplo debate interno e chegamos a essa conclusão, principalmente com base no critério da prevenção e precaução. É um momento que exige seriedade e a cautela se faz necessária, porque não podemos perder esse trabalho todo que foi construído com muito esforço, suor e lágrimas de muitas famílias”, afirmou o prefeito.
Além disso, o chefe do Executivo municipal ainda reforçou que também não serão realizadas atividades culturais e atrações musicais durante a virada do ano.
"A Prefeitura já tinha feito procedimentos administrativos licitatórios, mas, por uma decisão para preservar vidas e que achamos ser importante no momento,. Vitória não realizará nenhum tipo de atividade que gere aglomeração", disse o prefeito.
De acordo com Pazolini, a grande questão posta durante esses debates com a equipe e especialistas era sobre como controlar o fluxo de pessoas em ambientes abertos.
"Principalmente controlar o número de vacinados e não vacinados, ou seja, uma pessoa, eventualmente não vacinada e contaminada, poderia trazer risco iminente a vida de capixabas e turistas que estivessem nesse local. Não é uma decisão fácil, uma decisão que queríamos ter que tomar, porque estávamos prontos para uma grande festividade de Réveillon, com queima de fogos e atrações artísticas, com apresentações culturais e musicais, mas o momento exige essa decisão", informou.
Nota técnica
O subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, informou que nesta quarta-feira (1), será publicada uma nota técnica pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para orientar os municípios sobre a realização de eventos de fim de ano. Segundo ele, a decisão pela realização ou não dessas atividades vai ficar a critério das cidades capixabas.
No entanto, a nota técnica vai estabelecer critérios, como a cobertura vacinal, para que eventos sejam realizados na virada do ano, caso o município opte por realizá-los.
Comentários