Cetaf avança para a próxima fase da Liga de Desenvolvimento
Coluna foi publicada nesta terça-feira (23)
O Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf) venceu seus dois últimos jogos na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e assegurou a classificação para a próxima fase da principal competição de base da modalidade no País.
Os triunfos vieram sobre as equipes do Basquete Cearense (CE), no sábado (20), por 69 a 45; e do Bauru, no domingo (21), por 61 a 57. Com isso, o Cetaf terminou a campanha com a sexta colocação no grupo A, com seis vitórias e seis derrotas.
O bom desempenho garantiu ao time capixaba uma vaga na Série Prata, que contará com a participação das equipes classificadas entre o 5° e 8° lugar nos dois grupos.
Próximos adversários
Os adversários do Cetaf na próxima fase da LDB são todos da Região Sul: Caxias do Sul (RS) Ponta Grossa (PR) e Sociedade Thalia (PR).
As datas dos confrontos ainda não foram confirmadas pela LDB, organizadora do torneio, mas a previsão é que a competição retorne no final do mês de agosto.
Medalhas na natação
O Espírito Santo conquistou 25 medalhas na Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, realizada entre os dias 13 e 14 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Os paratletas capixabas encerraram a participação com 14 ouros, nove pratas e 02 bronzes.
Breno Braga, Fábio Rodrigues, Ikaro Nunes, Marco Aurélio Quaresma, Nathalia Torezani, Patrícia Pereira e Waldir Alvarenga são os medalhistas contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Em ritmo acelerado rumo à Paralimpíada de Paris 2024, a nadadora Mariana Gesteira também disputou o circuito como um refinamento para a competição olímpica e alcançou duas medalhas de ouro nas provas dos 100 metros livre e 100 metros costa.
Outra capixaba classificada para Paris, que também teve um bom desempenho no circuito nacional, foi Patrícia Pereira. Ela voltou para casa com nove medalhas, sendo cinco ouros e quatro pratas.
Rugby em cadeiras de rodas
Pela primeira vez realizado no Estado, o III Torneio Regional Sudeste de Rugby em Cadeiras de Rodas, disputado neste final de semana no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, em Bento Ferreira, Vitória, terminou com um velho conhecido levantando o troféu. Defendendo de 2023, o Santer Vikings (RJ) conquistou, de forma invicta, o bicampeonato ao bater o Minas Quad Rugby (MG) na decisão, por 43 a 27.
Na disputa do terceiro lugar os Gladiadores (PR) levaram a melhor sobre os donos da casa, o Irefes (ES), pelo placar de 43 a 34.
O campeão e o vice garantiram vaga na Copa dos Campeões, que reunirá as melhores equipes do País entre os dias 4 e 9 de dezembro, em sede que ainda será definida.
Atletismo sub-20
Com a capixaba Edimara Alves na seleção, o Brasil venceu o Sul-Americano de Atletismo Sub-20, realizado em Lima, no Peru, no último dia 14. O time verde e amarelo foi o vencedor do quadro geral da competição, com 368 pontos, e encerrou a participação com 39 medalhas, sendo 11 ouros, 12 pratas e 16 bronzes. Ao todo, a seleção brasileira contou com 59 atletas, 28 no feminino e 31 no masculino.
Edimara Alves é natural de Conceição da Barra e faz parte do projeto “Atletismo em Itaúnas”. A atleta já retornou ao Brasil, mas logo embarca para novamente para o Peru, onde disputará o Campeonato Mundial da modalidade, no fim do mês de agosto.
Festival de lutas
A Arena Jacaraípe, na Serra, sediou no último final de semana o Festival Capixaba de Lutas. No sábado (20), aconteceram as disputas no jiu-jitsu e, no domingo (21), as disputas do wrestling (luta olímpica). Realizado pelo Clube Capixaba, em parceria com o Ministério do Esporte, o evento contará com a participação de mais de 600 atletas, de diversas cidades do Espírito Santo.
Surfe em solo capixaba
O paulista Wesley Leite e a cearense Juliana dos Santos foram os grandes campeões do Dream Tour Vila Velha, segunda etapa do Circuito Brasileiro de surfe foi realizada neste final de semana na Praia do Buraco, na Ponta da Fruta. Juliana venceu a conterrânea Silvana Lima na bateria final, enquanto Wesley derrotou o catarinense Michael Rodrigues. Com o título da etapa, a dupla recebeu a premiação de R$ 40 mil cada. O capixaba Krystian Kymerson ficou em terceiro lugar.