Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

TPM, por que ficamos tão loucas? O que fazer para amenizar?

| 07/03/2021, 11:49 11:49 h | Atualizado em 07/03/2021, 11:51

Vamos aproveitar que o mês de março é dedicado às mulheres para utilizar esse espaço para conversar sobre os problemas ginecológicos e sexuais que mais atormentam a mulherada! Para começar que tal entendermos melhor porque a Tensão Pré-Menstrual (TPM) nos deixa tão loucas?

Por exemplo, você já você já sentiu tristeza, irritação, melancolia e uma vontade louca de socar uma pessoa durante esse período?

Então não se sinta sozinha. Esses são sintomas causados por alterações hormonais que várias mulheres podem enfrentar durante esse período e o número não é baixo!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 90% das mulheres convivem mensalmente com pelo menos um dos sintomas físicos ou emocionais da danada da TPM.

Dependendo da força que esses hormônios exercem sobre você a sua qualidade de vida pode ficar prejudicada, sabia?

A TPM acontece sempre alguns dias antes da menstruação chegar, em algumas mulheres o período pode ser bem longo e perdurar durante todo o período menstrual.

Com o sobe e desce de hormônios, o problema não segue uma matemática exata, os incômodos que aparecem em um mês podem dar lugar a outros no ciclo seguinte, mas geralmente eles tendem a se repetir.

A boa notícia é que existe tratamento e, acredite, capaz de melhorar, e muito, os sintomas. Não estou dizendo zerar a TPM de todo mundo, viu?! Mas já vi casos de mulheres que passaram a não sentir mais os desconfortos do período.

O fato é que nesse período a mulher que sofre de TPM tem a sensação de que o mundo está contra ela. Ela fica inchada, retendo muito líquido, o ponteiro da balança aumenta e por aí vai...

Para aliviar esses sintomas é muito importante se manter ativa, praticando atividade física e liberando endorfinas e demais hormônios que fornecem a sensação de prazer.

Outra dica importante é se alimentar de maneira adequada. O ideal é investir na ingestão de fibras, de chás com ação diurética e se manter longe dos alimentos estimulantes, como café, chá preto e mate, além de refrigerantes, pois eles costumam aumentar a irritabilidade.

Mas se a mudança na alimentação e os exercícios não ajudarem, o uso de medicamentos ansiolíticos alivia a ansiedade e contribui para a redução dos efeitos da TPM na sua vida.

Gostou do conteúdo? Para mais dicas desse tipo me siga nas redes sociais dra.lorenabaldotto.sexóloga e acesse o meu site www.lorenabaldotto.com.br.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: