Lixeira atrapalha a ciclofaixa
Problema ocorre na rua Jair de Andrade, no bairro Itapuã, em Vila Velha, onde ciclistas são obrigados a dividir espaço com veículos
“A ciclofaixa da rua Jair de Andrade está obstruída por caixas coletoras de lixo, que dificultam a circulação dos ciclistas e pedestres”, denuncia o universitário Eduardo Daros, que mora no bairro Itapuã, Vila Velha.
De acordo com o leitor, é comum as pessoas afirmarem que o pedestre tem sempre prioridade, mas a realidade não é bem assim. “Se o pedestre vem sendo ignorado por alguns, imagina o ciclista. Este, então, deve estar numa classificação ainda pior que a do pedestre”.
Eduardo quer saber por qual motivo a fiscalização municipal não promove a retirada dos contentores de lixo, que ocupam tanto a ciclofaixa, quanto a faixa de pedestres da rua Jair da Andrade.
Outra leitora que reclama da mesma situação é a publicitária Maria Júlia Mendes, que mora na Praia de Itaparica, também em Vila Velha.
Ela relata que, na semana passada, passeava com sua mãe pela rua Jair de Andrade e, por pouco, não foram atropeladas por uma bicicleta em alta velocidade. “Tivemos de descer da calçada, porque um trecho do passeio público está em uso por um restaurante, que ocupa toda a sua extensão com mesas e cadeiras, e o pedestre que se vire para passar”, frisa.
Maria Júlia afirma que ela e a mãe foram obrigadas a descer para a ciclofaixa, onde também havia clientes à espera de uma mesa.
Eduardo e Maria Júlia pedem que a Prefeitura retire a caixa coletora e libere a calçada para os pedestres.
A Secretaria de Serviços Urbanos e Posturas da Prefeitura de Vila Velha informa que modificou o local da caixa coletora e o restaurante foi notificado para não obstruir a calçada.
O que dizem os leitores:
Eduardo e Maria Julia disseram esperar que a Prefeitura reforce a fiscalização para evitar a ocupação do espaço público.
Centro de Vitória | Esgoto vazando - Mary Hellen Lima de Souza, comerciante
“Há dias que a rede de esgoto do calçadão da Rua Sete de Setembro está vazando. A Cesan enviou equipe no dia 13, mas só olhou e foi embora”.
A Cesan alega que sua equipe realizou obra de reparo no poço de visita (PV) e eliminou o vazamento. Os moradores podem solicitar serviços e informações à Companhia pelo telefone 115.
Nova Bethania | Invasão de mosquito - Alexsandro Ribeiro Corrêa, eletricista
“Nosso bairro está infestado de mosquitos. Eles atacam dia e noite”.
A Prefeitura de Viana informa que no último dia 7 identificou e eliminou focos do mosquito culex nas estações tratamento de esgoto desativadas, situadas em Campo Verde e Marcílio de Noronha. O fumacê passa no bairro Nova Bethania às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h às 23 horas.
Jacaraípe | Tampas de esgoto quebradas em avenida - Antônio Carlos Aprígio, advogado
“O trecho da avenida Abdo Saad, que corta o balneário de Jacaraípe (Rodovia ES-010), nem foi inaugurado e já oferece riscos para os motoristas e motociclistas. Ao longo da pista, há inúmeras tampas de rede de esgoto quebradas. Creio que o material usado é inferior ao que deveria ser colocado para trânsito pesado de grande fluxo. Isso coloca todos em risco”.
O DER-ES informa que a empresa responsável foi notificada e já efetuou a compra das tampas para executar a troca. Informa ainda que está aguardando a entrega pelo fabricante para conclusão do serviço.
Santa Rita de Cássia | Consulta médica - Rosangela Ataíde Gomes, dona de casa
“Meu filho, de 13 anos, é portador de TDHA e até o ano de 2021 fazia acompanhamento no Himaba última teleconsulta foi em agosto de 2021”.
A Secretaria da Saúde informa que a consulta em neurologia para o adolescente está agendada para o próximo dia 25 de outubro, terça-feira, no próprio Himaba. O responsável deve ligar para os telefones 3636-3100 ou 3636-3148, para confirma horário.
Campina Grande | Coleta de sofá - Vera Lucia Gavazza, cuidadora de idosos
“Há semanas aguardo a retirada de um sofá que está na frente da minha casa, na rua Mel de Abelha. O serviço de coleta de móveis só enrola. Dizem que vão coletar, mas ninguém aparece”.
A Secretaria de Serviços de Cariacica explica que a coleta foi feita na última quinta-feira, dia 20, no período matutino.