Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Vão querer evitar polarização

Confira a coluna desta sexta-feira (07)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 07/03/2025, 14:40 h | Atualizado em 07/03/2025, 14:40

Imagem ilustrativa da imagem Vão querer evitar polarização
Eduardo Maia

Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União Brasil) voltou a criticar a ala radical ideológica que existe na política. Recado dado por Marcelo — que agora integra definitivamente o grupo do governador Casagrande (PSB) —, é um “aperitivo” do que deve acontecer nas eleições do ano que vem.

“Ideologia não bota alimento na mesa do trabalhador, não bota equipamento, não faz viaduto, não faz a orla de Porto de Santana, não garante dinheiro para o prefeito Euclério (MDB) fazer esse monte de obras de pavimentação e drenagem na cidade. Se fosse pela ideologia, o Espírito Santo não estaria como está hoje. A nossa ideologia é o povo do Estado”.

Depoimento dele foi na ocasião da inauguração do viaduto Dona Rosa, em Cariacica. Cabe lembrar que Marcelo e Euclério são dois políticos ligados à direita, mas mesmo assim, ambos são parceiros de primeira hora do governador.

Aposta da oposição

Do lado da oposição ao governo, o grupo relacionado ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), e ao deputado federal Evair de Melo (PP) pode apostar nessa estratégia, principalmente se tiverem sucesso ao atrair o PL ao projeto. Expectativa é de que caso consigam, seja uma eleição polarizada. Daí a preocupação precoce de Marcelo.

Magno admite diálogo

À coluna, o senador e presidente do PL, Magno Malta, declarou que o foco da sigla “está em manter diálogo com partidos de direita e centro-direita, visando à construção de uma chapa sólida, representativa e comprometida com os capixabas” para 2026. O PL não abre mão de lançar o seu candidato ao Senado. Mas irá apoiar um candidato para a 2ª vaga.

Festejou com galinha caipira

Imagem ilustrativa da imagem Vão querer evitar polarização
Prefeito de Linhares Lucas Scaramussa (Podemos) publicou vídeo cozinhando | Foto: Reprodução/Instagram

Prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos) acaba de completar 46 anos. No dia de seu aniversário, em pleno Carnaval, além de ter aproveitado para correr 10 quilômetros pelas ruas de Pontal do Ipiranga, cozinhou uma galinha caipira para toda a família. “Ficou no grau”, brincou Lucas.

Terá influência

Conforme Plenário publicou, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), também decidiu disputar a presidência da Amunes. Com o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), são dois nomes do partido do governador. Nos bastidores, Casagrande quem dará a palavra final, caso não haja acordo entre os prefeitos. Expectativa, porém, é de que os dois se juntem. Um deles pode, inclusive, ser vice do outro em uma chapa.

Segue mistério sobre comissões da Assembleia

As dúvidas sobre quem serão os próximos presidentes das comissões permanentes da Assembleia Legislativa prosseguem. Apesar de as comissões de mais peso da Casa já terem sido distribuídas, nos bastidores há dúvidas sobre outras. A de cooperativismo, atualmente presidida por Allan Ferreira (Pode) seria uma dessas. Presidente da Ales, Marcelo Santos (União) contou à coluna que terá agenda com os deputados e após isso o martelo será batido.

Galeria

Nomeação em breve

Ex-secretário de Estado de Turismo Philipe Lemos (PDT) já encaminhou a documentação para a Cesan e deve em breve ser nomeado.

Luto no legislativo

Presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD) decretou luto legislativo de três dias pela morte do ex-presidente da Casa, Marcelo da Silva Mendes, que enfrentava uma pneumonia. Exerceu mandato como vereador entre os anos de 1967 até 1970 e foi presidente entre 1969 e 1970.

Vai articular região

Presidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos (Podemos) foi eleito para compor a nova diretoria da Associação das Câmaras de Vereadores do Estado (Ascamves), na função de Coordenador do Conselho de Articulação na Microrregião do Rio Doce. Conforme a coluna já publicou, a Associação será liderada pelo vereador e presidente da Câmara de Anchieta, Renan Delfino (União Brasil).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: