Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Partidos ainda não se entendem

Coluna foi publicada nesta terça-feira (25)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 25/06/2024, 11:12 11:12 h | Atualizado em 25/06/2024, 11:12

Imagem ilustrativa da imagem Partidos ainda não se entendem
Prefeitura de Vitória: mistério sobre de que lado o PSD estará nas eleições municipais continua |  Foto: Thiago Coutinho - 17/04/19

O mistério sobre de que lado o PSD estará nas eleições de Vitória continua. Apesar de o deputado Gandini (PSD) ter participado desde o início do “movimento do centro”, o presidente estadual da sigla, Renzo Vasconcelos — que lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de Colatina no último sábado (22) —, ainda não bateu o martelo sobre o apoio do partido, mesmo com todos os atores políticos envolvidos no grupo formado por MDB, PSDB/Cidadania, União Brasil e PSB terem achado que tudo estava certo no sentido de o PSD também apoiar Luiz Paulo (PSDB).

Em entrevista para Plenário, Renzo disse que ainda não sentou para conversar com as lideranças do PSDB. “Eu sou uma pessoa de diálogo, não tenho problema em conversar, mas não vou dar prioridade à campanha de outros, se quiserem apoio, tem que me procurar. Me ligaram mas não nos encontramos. Gosto de Luiz Paulo, assim como de Coser (PT) e Pazolini (Republicanos).”

Prefeito está de olho

Nesse mistério todo envolvendo o PSD e apoio em Vitória, quem está com o radar ligado é o prefeito da capital, Pazolini (Republicanos). Renzo, recentemente, esteve com o presidente do Republicanos, Erick Musso, e confessou: “Conversamos, Erick é muito capacitado e sabe dialogar bem. A possibilidade de compor com Pazolini é real”, disse Renzo.

Decisão neste mês!

O presidente da Assembleia, Marcelo Santos foi liberado pelo TRE e está fora do Podemos. A partir de agora, está livre para se filiar a outro partido. Marcelo teria sido convidado pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, além de ter recebido convite do PSB e MDB. O União, porém, tem sido mais visado. Decisão deverá ser tomada ainda neste mês.

Quando vai ser o triatlo?

O governador Renato Casagrande (PSB) tem demonstrado bastante preparo físico nas últimas semanas. Participou de três corridas e dois pedalaços recentemente e brincou: “Para acompanhar o Casão, é preciso preparo!”. Já tem gente se perguntando: “Quando vai ser o triatlo, governador?”.

STF no Estado

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) promoverá o Simpósio Internacional “Compliance e Eleições: a integridade na Democracia”, no próximo dia 05 de julho, no auditório da instituição, em Vitória.

Ministro titular do TSE e do STF, André Mendonça virá ao Estado para fazer a palestra de encerramento do congresso.

O evento vai promover debate sobre atualizações da legislação e será aberto ao público.

Após período afastado, Manato de volta à cena

Após perder a eleição para o governo do Estado, o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), em encontro com o vereador Armandinho Fontoura (PL) — que tem agido como espécie de articulador da sigla —, comentou que vai atuar neste ano para ajudar os candidatos do PL e outros aliados, como Audifax (PP), na Serra. Manato estava afastado da política por conta de empreendimentos privados, mas prometeu voltar esse ano. E está de olho em 2026.


Galeria

Movimentação no sul

O candidato do governo do Estado à Prefeitura de Anchieta, Léo Português (PSB) tem tentado trazer o União Brasil e o MDB para seu grupo. A expectativa é de que o nome para vice saia do PSD, PP ou do próprio PSB.

Decisão nesta semana

Como publicado anteriormente pela coluna, o PDT de Vitória decidirá o futuro de quem vai apoiar para prefeito nesta semana. Na segunda (24), pedetistas se reuniram com a pré-candidata Camila Valadão (Psol). Nesta terça (25), a reunião será com a vice-prefeita e pré-candidata, Capitã Estéfane (Podemos). A decisão deve sair até o final da semana. Luiz Paulo (PSDB) e João Coser (PT) teriam preferência.

Eleitorado evangélico

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) recebeu cerca de 60 pastores para um café da manhã. Apresentou o projeto “Monte da Benção”, local de oração para a comunidade evangélica que será construída pela iniciativa privada, com apoio da prefeitura, no bairro Nossa Senhora da Penha.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: