Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Lula ainda não nomeou reitor

Coluna foi publicada nesta terça-feira (16)

Eduardo Maia | 16/01/2024, 10:48 10:48 h | Atualizado em 16/01/2024, 10:50

Imagem ilustrativa da imagem Lula ainda não nomeou reitor
Lula ainda não nomeou oficialmente o novo reitor da UFES |  Foto: Thiago Coutinho - Arquivo/AT

Após o professor do Departamento de Química e vice-diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), Eustáquio de Castro, ter sido eleito novo reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em novembro passado, consolidando a vitória da Chapa 10 com 53,9% dos votos válidos sobre a Chapa 20, composta pela professora Edinete Rosa, do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, ainda está sendo aguardada a nomeação de Eustáquio, que virá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o reitor eleito, o processo já está no Ministério da Educação. “O mandato do atual reitor termina no dia 23 de março, então a nossa chapa deve assumir até essa data. A posse acontece em Brasília”, comentou. Para interlocutores, Lula já se comprometeu a ratificar o resultado obtido nas eleições locais, inclusive no pleito realizado na Ufes.

Costuras

Com a possibilidade de Luciano Rezende (Cidadania) deixar o partido para se filiar ao PSB do governador e disputar a prefeitura da capital, interlocutores afirmam que se isso ocorrer, Tyago Hoffmann (PSB), hoje pré-candidato, pode passar a ter mais chances para preencher a vaga de conselheiro do TCE-ES. A possibilidade tem sido negada por Luciano.

Novo cargo

O superintendente da Polícia Federal do Estado, Eugênio Ricas, foi nomeado para exercer também o cargo de coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado (Cesportos-ES). Ele deverá continuar à frente da PF, mesmo após a saída do ministro Dino para a entrada de Ricardo Lewandowski.

Sonho de consumo

O cantor Bell Marques se apresentou no último fim de semana em Conceição da Barra. Nas redes sociais do cantor, a mulher do prefeito Mateusinho (Podemos) afirmou que esse era um sonho de consumo do marido: “Toda vida escutei ele falar que queria ganhar a eleição para trazer o Bell pra cá.”

Depoimento

O vereador afastado Armandinho Fontoura (Podemos) vai prestar um depoimento nesta terça-feira (16) à Polícia Civil. O motivo é o inquérito que a defesa de Armandinho abriu para apurar a “fraude documental da representação contra ele na Câmara de Vitória”, segundo o advogado.

O vereador ainda continua tendo que cumprir as medidas cautelares e aguarda a decisão da Corregedoria da Câmara de Vitória sobre a possível cassação de mandato.

Max Mauro é novamente internado

O ex-governador Max Mauro está internado em um hospital de Vila Velha novamente. Desta vez, de acordo com o ex-prefeito Max Filho (PSDB), o ex-governador precisou ficar no hospital por conta de uma pequena infecção urinária. “Ele teve febre na sexta-feira pela noite. Minha irmã o levou para o hospital. Foi diagnosticada a infecção urinária, mas ele já se recupera. Acredito que o médico só vai liberar após concluir a medicação”, disse o ex-prefeito.


Galeria

Nome no sul

O ex-vereador de Anchieta, Geovane Meneguelle (sem partido), bateu o martelo e decidiu concorrer à prefeitura. A partir de agora, terá de decidir qual legenda irá se filiar.

Abuso financeiro a idosos

Um projeto que pretende obrigar que cartórios notariais e de registro civil comuniquem, preventivamente, indícios de abusos contra esse público-alvo foi protocolado pelo deputado Pablo Muribeca (Republicanos). Se os profissionais que trabalham no cartório notarem suspeita, o caso deverá ser informado aos Conselhos Estadual ou Municipal do Idoso, além de órgãos como a Polícia Civil.

Articulação

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve com o presidente do Podemos do Estado, Gilson Daniel, além de Marcelo Santos, Alexandre Xambinho e prefeito de Rio Novo do Sul, Nei Castelari, todos do Podemos, para dialogar sobre investimentos no Sul e falar sobre cenários políticos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: