Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Decisão em Vitória se aproxima

Coluna foi publicada no sábado (1º)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 03/06/2024, 10:56 h | Atualizado em 03/06/2024, 10:57

Imagem ilustrativa da imagem Decisão em Vitória se aproxima
Gandini e Luiz Paulo despontam como possíveis pré-candidatos de centro na eleição municipal em Vitória. Definição será em breve |  Foto: Tati Beling / Ales e Leone Iglesias / AT

Enfim o chamado “grupo do centro”, em Vitória, terá um representante nos próximos dias. Ao que tudo indica, na próxima terça-feira (04), após reunião definitiva entre o ex-prefeito Luiz Paulo (PSDB) e o deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), além de representantes do MDB, PSB, União Brasil e Cidadania, o escolhido será finalmente anunciado.

Nos bastidores, o ex-prefeito Luiz Paulo levaria vantagem. Tem se movimentado no sentido de ser candidato desde o final de 2023, enquanto Gandini começou seus movimentos recentemente, após Tyago Hoffmann (PSB) recuar. Um dos principais objetivos do grupo seria “bater de frente” com o deputado e pré-candidato João Coser (PT), que tem sido considerado adversário direto do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) no 2º turno. O grupo do centro tem apostado em um discurso de diálogo e equilíbrio para apresentar seu candidato.

Recado está dado

O presidente do União Brasil, Felipe Rigoni, tem transmitido recados pelas redes sociais. Primeiro, gravou vídeo dizendo que o “União estava mais forte do que nunca”, depois, publicou foto com Antônio Rueda, presidente nacional da sigla. As posições de Rigoni seriam em resposta à possibilidade de Marcelo Santos passar a comandar a sigla no Estado.

Cenário clareando

Após ter pensado e repensado sobre disputar ou não a reeleição, ao que tudo indica, parece que o atual prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), vem para a disputa. O posto de vice deve ficar com seu assessor, Wanderson Melgaço (PSDB). Enivaldo deve disputar contra seu próprio vice-prefeito, Gustavo Lacerda (Republicanos).

Não saiu de mãos vazias

O Cônsul Geral da Itália, Massimiliano Iacchini, esteve em Vitória para visita institucional, aproveitando os 150 anos de imigração italiana no Estado. Ele esteve com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e não saiu de mãos vazias: levou consigo a tradicional panela de barro capixaba.

Com pendências

Apesar de o PT ter filiado o ex-prefeito de Linhares, José Carlos Elias, no intuito dele disputar as eleições deste ano, ainda não se sabe se isso acontecerá.

Zé Elias, que também já foi deputado federal, está impedido de disputar pela Justiça. O ex-prefeito está inelegível, por ter sido condenado por corrupção passiva. A última, no ano de 2017, acabou fazendo com que ele caísse na Lei de Ficha Limpa e ficasse inelegível. Tenta recurso.

Diálogo para definir passos no Sul

Como Plenário já publicou, o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos) quer apoiar, em Cachoeiro de Itapemirim, a candidatura de Diego Libardi (Republicanos). No entanto, o presidente estadual do Podemos, deputado federal Gilson Daniel tem compromisso em apoiar o projeto do PSB, partido do governador Casagrande, do qual Gilson e o Podemos são aliados. A tendência é de que Gilson e Allan intensifiquem as conversas no intuito de um acordo.


Galeria

Nome no Norte

O PP definiu a pré-candidatura do empresário Cássio Caldeira para a Prefeitura de São Mateus, Norte do Estado. A decisão foi unânime do diretório municipal, com apoio do presidente estadual, Da Vitória.

Direita raiz

O vereador de Vitória Armandinho Fontoura (PL) realizou o curso “Ação Conservadora”, ministrado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e seu irmão, Carlos Bolsonaro (PL). O curso é de formação política e imersão no conservadorismo e no bolsonarismo.

Intercâmbio

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recebeu a visita de servidores Tribunal de Contas do Maranhão. O objetivo da visita técnica foi apresentar as fontes de dados que são utilizadas no Painel de Controle do Espírito Santo e como a equipe da Corte de Contas capixaba promove a extração, o tratamento e a disponibilização dos dados contidos na ferramenta para a sociedade.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: