Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Amunes rumo à chapa única

Confira a coluna desta sexta-feira (14)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 14/02/2025, 15:00 h | Atualizado em 14/02/2025, 15:39

Imagem ilustrativa da imagem Amunes rumo à chapa única
Eduardo Maia

Mais de 30 prefeitos do Estado estiveram em Brasília nos últimos dias para participar do Encontro Nacional de Prefeitos, promovido pelo governo federal. Tiveram agenda com o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo (MDB), que termina mandato em março.

Conversaram amplamente sobre a eleição da nova diretoria da Amunes. Colocaram nomes à disposição os prefeitos de Nova Venécia e Piúma, Lubiana Barrigueira (PSB) e Paulo Cola (Cidadania), respectivamente. Nos bastidores, porém, não há brigas sobre a presidência, e há expectativa de que os dois possam compor uma mesma chapa.

Barrigueira tem vantagem para ser alçado à presidência. Além de ser do partido do governador Casagrande (PSB) — que terá influência na escolha —, é prefeito de uma cidade do Norte. Já há algum tempo prefeitos do Sul têm sido escolhidos.

Futuro de presidente

Pingo tem planos para disputar uma das 30 cadeiras de deputado estadual em 2026. Nos bastidores, não tem se envolvido muito nas questões de sucessão da Amunes, já que não há pretensão de criar atrito com nenhuma região. Após deixar a associação em março, há quem diga que Pingo pode assumir algum cargo no governo do Estado.

Menção honrosa

Durante sua saída da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) citou o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União).

“Agradecer a Marcelo, que nunca nos faltou em tantos temas relacionados ao desenvolvimento”. Tempos atrás, especulou-se que Ricardo e Marcelo estavam politicamente rachados.

Queria que fosse no “dia 40”

Imagem ilustrativa da imagem Amunes rumo à chapa única
Sergio Vidigal tomou posse como secretário de Desenvolvimento no dia 12 | Foto: Divulgação

Durante a posse de Sergio Vidigal (PDT) como secretário de Desenvolvimento, Casagrande (PSB) relembrou que a solenidade no dia 12 — número de urna do PDT — foi coincidência. Mas deixou recado: “Só não foi no dia 40 — número do PSB —, porque não existe”, tirando risadas dos presentes.

Exonerados

Ex-deputado estadual Sandro Locutor (PP), que ocupava cargo na Casa Civil do governo do Estado, foi nomeado novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Cariacica, cumprindo cota partidária do PP. Lúcia Dornellas, que era a secretária da pasta, irá comandar a secretaria de Cultura e Turismo.

Mudanças são, sobretudo, políticas. Prefeito Euclério Sampaio (MDB) segue afastado após cirurgia, mas já tem despachado.

Prefeitos do Estado juntos ao Ministério Público

O Ministério Público do Estado (MP-ES) realiza na próxima quinta o MP-ES Conecta, evento voltado para diálogo com prefeitos eleitos e reeleitos.

O encontro tem objetivo de apresentar as atribuições do MP-ES e reforçar orientações em áreas estratégicas da administração pública. O procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, ressalta que a iniciativa busca fortalecer a integração entre os poderes, promovendo o compartilhamento de conhecimento.

Galeria

Mudanças na equipe

Agora novo secretário de Estado do Desenvolvimento, Sergio Vidigal (PDT) terá liberdade para montar sua equipe. Deve levar consigo profissionais de confiança.

Reeleito corregedor

Vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) foi reeleito corregedor-geral da Casa. João Flávio (MDB) será o subcorregedor.

Conversas continuam

Conforme publicado pela coluna, as conversas do governador Casagrande (PSB) com o ex-deputado Marcus Vicente (PP) continuam acontecendo, segundo o próprio governador contou à coluna. Vicente deve ter espaço na administração.

Promessa de emendas

Prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD) voltou de Brasília no mesmo avião do deputado federal Paulo Foletto (PSB), correligionário de Casagrande. Na bagagem, promessas de emendas e ajuda para destravar a economia regional.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: