Sirene

| 20/06/2020, 08:04 08:04 h | Atualizado em 20/06/2020, 08:08

Aliados de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) dizem que está sacramentada a saída de Frederick Wassef da defesa do senador. Outros advogados que estão no caso alertaram o filho do presidente Jair Bolsonaro de que o Ministério Público pode pedir a prisão de Wassef a qualquer momento e que, por isso, é necessário o afastamento imediato.

O advogado, que abrigava Fabrício Queiroz em sua casa, ainda precisa assinar documentos renunciando à defesa ou substabelecendo poderes

Causa

A advogada Luciana Pires, que já cuida atualmente da defesa do senador, é a mais cotada para assumir os processos do Rio. Aliados dizem que o assunto deve ser resolvido no fim de semana.

Fama

Com o avanço das investigações, o plano de Flávio é ainda de ter um advogado renomado para ser uma espécie de coordenador jurídico e também para atuar nas Cortes em Brasília.

Boom

A prisão de Fabrício Queiroz turbinou os movimentos pró-democracia. Na última quinta, a live de Eduardo Moreira, fundador do Somos 70%, teve 11 mil acessos simultâneos (habitualmente são 5 mil) e 200 mil durante o dia (geralmente ficam entre 50 mil e 100 mil). Coordenadores do Juntos pela Democracia também notaram mais interações nas redes.

Lotação

Em meio à pandemia, o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, encheu um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir ao Rio de Janeiro. Ao todo, 13 pessoas viajaram na tarde da quinta-feira. O avião tem 14 lugares, sendo um da tripulação. A pasta informou que todos usaram máscaras.

Carona

O voo também levou o deputado federal Luizinho (PP-RJ), que é médico. O ministério disse que ele participou de reuniões.

De novo

O ministro Braga Netto (Casa Civil) fez nova chamada aos ministérios por projetos para rechear o Pró-Brasil, programa concebido pela ala militar do governo para estimular a economia após a pandemia.

Atrito

A primeira chamada provocou uma crise. O ministro Paulo Guedes soube pela imprensa dos planos dos militares e debochou da iniciativa, baseada em forte gasto estatal. Desta vez, a Economia ganhou assento no comitê e pretende fazer valer a diretriz de Guedes de incentivo ao investimento privado.

Segredo

O Ibama não está mais fornecendo informações sobre autuações, multas e apreensões feitas contra desmatadores na região da Amazônia. Segundo o órgão, a responsabilidade da divulgação de qualquer dado sobre a Amazônia Legal agora cabe à vice-presidência da República, comandada por Hamilton Mourão.

Em frente

A medida provisória de Bolsonaro que mudou regras dos diretos de transmissão foi bem recebida por integrantes do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em uma primeira análise. A avaliação é de que o ato dá mais poder de negociação para os clubes e menos para as emissoras de televisão, tendo impacto positivo para a concorrência.

Histórico

O órgão já teve investigações no passado sobre os direitos de transmissão, de eventual abuso da Globo. No entanto, as apurações não chegaram a nenhuma conclusão sobre irregularidades.

Planos

Na entrevista que deu à Folha, Ibaneis Rocha (MDB-DF) afirmou que deve se candidatar à reeleição, mas só se tiver 30% das intenções de voto. O governador deu a declaração no momento mais descontraído da conversa, após a interrupção que fez quando tomou da mesa o gravador da reportagem. Ele se irritou com as perguntas sobre o comportamento de Bolsonaro em manifestações.

Replay

O emedebista disse que não quer repetir o caminho dos dois últimos governadores do Distrito Federal, que não se reelegeram. “Um não foi para o segundo turno das eleições, o outro foi para o segundo turno para levar uma surra”, afirmou, fazendo referência aos antecessores Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB), respectivamente.

Curva

O governador disse também que espera para a primeira semana do mês de julho o pico de casos do coronavírus no Distrito Federal.

Tiroteio

“É um desastre, o que nos sobrava de credibilidade internacional estava em postos técnicos. Até isso vai desaparecer.”
Do ex-ministro Rubens Ricupero, sobre a indicação de Abraham Weintraub para o Banco Mundial.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: