Disputa pelo iPhone se aproxima do fim

A marca “GRADIENTE IPHONE” foi registrada antes de a Apple lançar o IPHONE no Brasil

Juliano Regattieri | 19/06/2023, 13:56 13:56 h | Atualizado em 04/03/2024, 18:29

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/140000/372x236/Disputa-pelo-iPhone-se-aproxima-do-fim0014278500202403041830/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F140000%2FDisputa-pelo-iPhone-se-aproxima-do-fim0014278500202403041830.jpg%3Fxid%3D747610&xid=747610 600w, Juliano Regattieri, advogado especialista em registro de marcas.

É um caso incomum de disputa de marca, pela peculiaridade e magnitude da causa. No mercado brasileiro regem os direitos da livre iniciativa e da livre concorrência que devem estar equilibrados com o direito de propriedade sobre as marcas. 

A existência do direito à marca se justifica no interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País, assim como a proteção dos consumidores. 

Leia mais sobre Economia aqui

Em 2013, a Apple requereu anulação parcial da marca registrada G GRADIENTE IPHONE, para a Gradiente não ter direito de uso exclusivo sobre o termo IPHONE isolado.

Alegou que o termo IPHONE apenas descreve “telefone com acesso à internet” e que não poderia ser registrado como marca. Porém, na própria sentença a seu favor é apontada sua contradição, visto que ela mesma pediu o registo de tal termo em mais de cem países, inclusive Brasil. 

Justificou a criação do iPHONE por já possuir a “família de marcas” “i” desde 1998, como iMAC, iBOOK, iPOD, e que a Gradiente não fez o devido uso da marca.

O INPI (Autarquia de Marcas) reafirmou a validade da marca G GRADIENTE IPHONE. 

Ainda assim a Apple ganhou no 1º e 2º Grau do TRF2, no STJ e o recurso está empatado no STF.

A marca “GRADIENTE IPHONE” foi legalmente registrada no INPI antes da Apple lançar o IPHONE no Brasil, mas a questão parece estar sendo analisada, também, sob o aspecto contextual. 

O complicador parece ser a força que o termo IPHONE ganhou para identificar o smartphone da Apple após o pedido da marca G GRADIENTE IPHONE no ano 2000, quando a Apple nem trabalha com telefone. 

Pela Gradiente, Dias Toffoli destacou que a regra de marcas é clara e que privilegiar grande empresa estrangeira, flexibilizando regras sobre marcas no Brasil, afrontaria princípios constitucionais, no que foi seguido por Gilmar Mendes. 

A favor da Apple, Luiz Fux destacou a dinamicidade do mercado tecnológico e a cláusula finalística da Propriedade Intelectual. 

Já Barroso alegou necessidade de ponderação entre os interesses conflitantes, e que a interpretação decisória afastou apenas o uso isolado do termo IPHONE pela Gradiente.

Fachin se absteve por suspeição e Moraes está analisando o processo. Este julgamento pode resultar em um novo precedente no direito de marcas brasileiro.

A Gradiente expôs que a Apple já enfrentou problemas de marcas em outros países, vide a entrada do IPHONE nos EUA, México e Canadá, e do IPAD na China, tendo havido acordos milionários com os titulares destas marcas nestes países. 

Veremos como será julgado o caso brasileiro. 

Juliano Regattieri, advogado especialista em registro de marcas. Sócio da Vitória Marcas e Patentes. Presidente da Comissão de Direito Cultural e Propriedade Intelectual da OAB/ES.

Leia mais

Caixa começa a pagar Bolsa Família com novo adicional de R$ 50

Polícia Federal investiga venda de dados de aposentados a golpistas

Investimento de R$ 100 milhões de reais em energia no ES

SUGERIMOS PARA VOCÊ: