Páscoa e dieta: o que fazer?

Coluna foi publicada na sexta-feira (29)

Gabriela Rebello | 01/04/2024, 10:43 10:43 h | Atualizado em 01/04/2024, 10:43

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Pascoa-e-dieta-o-que-fazer0017420200202404011043/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FPascoa-e-dieta-o-que-fazer0017420200202404011043.jpg%3Fxid%3D769061&xid=769061 600w, Consumo de chocolates tende a aumentar na Páscoa, mas deve ser feito de maneira consciente

“Coelhinho da Páscoa, que trazes para mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim!”. Momento de renascimento, harmonia e união entre as pessoas, a Páscoa está chegando! Uma época difícil para quem se encontra em processo de reeducação alimentar, não é mesmo? Ainda mais para as “formiguinhas de plantão”. Já bateu o desespero aí?

Imagino as dúvidas pipocando na mente de vocês: mas Nutri, e agora? Será que dá para chutar o balde, comer bastante chocolate e depois correr atrás do prejuízo? Ou comer menos em outras refeições para compensar? O que fazer?

A verdade é que o coelhinho está doido para acabar com a sua dieta (risos). Brincadeiras à parte, mas nada de cortar os ovos de Páscoa e bombons, isso não vai adiantar.

Nada de radicalismo, até porque o cacau pode sim trazer benefícios ao nosso organismo. E isso porque ele é rico em antioxidantes e minerais como magnésio, zinco e potássio, que nos garante melhora no humor, controle da Tensão Pré Menstrual (TPM), redução do estresse, protege as nossas células, previne algumas doenças cardíacas e melhora o sistema imunológico, além de possuir cafeína e teobromina, estimulantes que melhoram o funcionamento do cérebro, aprimorando o raciocínio.

Mas para se beneficiar, no que diz respeito à versão em chocolate, é preciso consumir em pequenas quantidades (30g por dia), e preferencialmente com o maior teor de cacau possível (pelo menos 50%).

Por isso, confira as dicas da Nutri que vão te ajudar a manter a linha e a não prejudicar o seu objetivo de manter a saúde em dia:

– Não coma o chocolate sozinho, isso mesmo, divida.

– Se você abusar do chocolate, não tente ficar sem se alimentar para tentar compensar! Coma refeições leves ricas em fibras, como vegetais e frutas, assim como proteínas magras (como frango ou peixe).

- Não troque uma refeição por chocolate, deixe para comer o chocolate de sobremesa. Esqueça as calorias, não tente substituir, seu corpo precisa de nutrientes.

- Família reunida, chocolate, torta capixaba, ufa! Não estacione as atividades físicas nesta época. Aproveite para acelerar seu metabolismo e mantenha os treinos no plano.

Os profissionais da educação física são superaliados neste momento, aproveite os serviços on-line.

Os exercícios diminuem a ansiedade, o que a deixará menos propensa a exceder nas tentações.

- E não menos importante: não se esqueça de abusar da água.

- E o mais importante, tire o foco da comida e dos doces e lembre-se do real motivo da Páscoa. Momento de celebrar o amor, o renascimento de Cristo e a união das famílias.

Boa Páscoa! E que o coelhinho seja muito generoso, trazendo além de ovos de Páscoa muito amor às famílias de todos!

Nutri, “jaquei”, e agora? Não se culpe, curta o momento, aprecie os sabores. Quem é que não adora um chocolate? Seja feliz! Caiu, levanta. Na próxima refeição é só retomar de onde parou, ok?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: