O Carioca na TV
A audiência dos jogos da Copa do Mundo na televisão me levou na busca de informações sobre as transmissões dos jogos do Cariocão de 2023
Gilmar Ferreira
Gilmar Ferreira é jornalista esportivo com passagem por veículos como O Dia, Jornal do Brasil, Lance! e Extra. Reconhecido por sua apuração e análises sobre futebol, foi também comentarista da Rádio Globo. Atualmente, é colunista do jornal Tribuna e do Tribuna Online, onde escreve sobre clubes, bastidores e o cenário do futebol brasileiro.
A audiência dos jogos da Copa do Mundo na televisão me levou na busca de informações sobre as transmissões dos jogos do Cariocão de 2023. E a notícia parece ser boa, embora polêmica: Flamengo e Federação chegaram a um acordo e o Carioca do próximo ano terá os jogos dos grandes clubes televisionados em TV aberta. O acordo ainda não está assinado, mas o presidente Rodolfo Landim aceitou os apelos de Rubens Lopes e, antes de viajar para o Catar, deixou o seu “ok” para as tratativas.
Com o aval rubro-negro, duas emissoras mostraram interesse em negociar a transmissão dos jogos: as Redes Bandeirantes e SBT.
O curioso é que quase três anos depois do rompimento com o Grupo Globo por divergência nos valores ofertados, Landim acena com um acordo pelos R$ 18 milhões propostos em 2020 para a renovação do contrato assinado em 2017. Na época, o Flamengo não aceitou.
Optou por se valer da “Lei do Mandante”, então recém-aprovada, e transmitiu seus jogos no seu canal por streaming. Por insegurança jurídica, a Globo rompeu o contrato com a Ferj e as edições dos dois últimos anos, com transmissões alternativas e sob novo modelo de comercialização dos direitos, teve audiência e receitas abaixo do esperado.
O retorno financeiro não ultrapassou os R$ 40 milhões, os grandes clubes receberam cotas irrisórias e os chamados pequenos tiveram ganhos perto de zero. Um verdadeiro fiasco que Rubens Lopes, presidente da Ferj, tenta corrigir agora entregando a Brax Sports Assets o plano de comercialização e o direito de iniciar tratativas com emissoras interessadas. A agência, que nasceu da fusão da Esportecom com Market Sport e a Printac, foi anunciada ontem, oficialmente, como detentora dos direitos de exploração comerciais da Copa do Brasil.
Dos quatro grandes, Botafogo e Vasco são, por enquanto, os únicos a avalizarem o contrato com a Ferj/Brax.
E assinaram por cinco anos em troca de R$ 9 milhões brutos - desconta-se deste valor os 10% de taxa para a entidade. Se forem confirmadas as bases do acordo, os rubro-negros receberão o dobro dos outros. Fluminense recebeu oferta semelhante à de Botafogo e Vasco.
A questão é que representantes das emissoras já contactadas condicionaram o interesse à inclusão dos jogos do Flamengo no pacote, alegando audiência e atratividade comercial.
Vejamos...
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