Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Colunista

Gilmar Ferreira

Bye, bye, Brasil

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (10)

Gilmar Ferreira | 10/04/2024, 11:15 11:15 h | Atualizado em 10/04/2024, 11:15

Imagem ilustrativa da imagem Bye, bye, Brasil
Dorival Junior e membros de sua comissão estarão presentes em jogos do Brasileirão, Libertadores e Sul-Americana até o fim do mês para observar atletas que podem ser convocados para a Copa América, no meio do ano |  Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A CBF informou em seu site que até o final do mês, o grupo de trabalho chefiado por Rodrigo Caetano e Dorival Júnior assistirá a 27 jogos da Série A do Brasileiro e Copas Libertadores e Sul-Americana. A ideia é ter, em cada um destes jogos, pelo menos um representante da comissão técnica da seleção. Com um detalhe: a entidade não informará em qual deles o treinador estará presente para não gerar ciúmes este ou aquele clube.

Nesta terça (09), por exemplo, Dorival Júnior esteve na Arena Grêmio, em Porto Alegre, para assistir a derrota (2 a 0) do time de Renato Gaúcho para o Huachipato, do Chile, em sua segunda partida pela Libertadores.

E nesta quarta (10) deverá estar no Beira Rio observando o confronto entre Internacional e Real Tomayapo, da Bolívia, pela Sul-Americana.

O objetivo não é só analisar jogadores, mas trocar ideias com técnicos e conhecer estruturas e mecanismos de jogo.

Dúvidas

Não acredito, porém, que a esta altura o técnico e seus auxiliares diretos ainda tenham dúvidas a respeito dos nomes que levará para a Copa América, de 14 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos - com dois amistosos nos dias 03 e 11.

Porque, salvo raras exceções, os destaques dos times são argentinos, uruguaios e colombianos. O que resta de bom é suficiente para preencher os 30% disponíveis entre os 23 que serão convocados no fim de maio.

Portanto, o esforço da cúpula da seleção me parece mais tentativa de azeitar a relação com clubes e federações do que propriamente um mapeamento.

Incógnita

Ação política do presidente Ednaldo Rodrigues, até aqui o grande responsável pelo fato de a seleção ser ainda uma incógnita. Nome que será muito lembrado quando os clubes perderem suas referências por onze ou doze rodadas da Série A, computando as datas FIFA que antecedem a Copa América.

Libertadores

Os brasileiros encontram mais dificuldades do que o esperado nestes jogos iniciais do principal torneio da Conmebol.

Mas não acredito que o Flamengo de Tite, campeão estadual no domingo (07), tenha dificuldades para encaixar sua primeira vitória no torneio recebendo o Palestino, do Chile, nesta quarta (10), no Maracanã.

É jogo para se impor como um favorito ao titulo e reforçar a autoestima da torcida para o Brasileiro que inicia no domingo (14). Vejamos.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: