Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Gilmar Ferreira

Gilmar Ferreira

Colunista

Gilmar Ferreira

A gosto da ciência...

| 14/06/2020, 12:36 12:36 h | Atualizado em 14/06/2020, 12:39

É cada vez mais forte nos bastidores da CBF a informação de que já há uma data para o início do Campeonato Brasileiro – independentemente da polêmica questão envolvendo a redução do intervalo entre os jogos de futebol de 66 para 48 horas, conforme o Artigo 25 do Regulamento Geral de Competições. Ainda não é oficial, mas os clubes trabalham com a possibilidade de a bola rolar no final de semana 15/16 de agosto para a disputa dos jogos das Séries A e B.

A projeção é baseada em estudos científicos realizados pela Comissão de Saúde da entidade que reúne 16 médicos, incluindo o chefe Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica e de Combate à Dopagem.

E eu já havia dito aqui que o relatório enviado a clubes e federações trazia a informação de que o Sistema de Monitoramento de Vírus Respiratório da OMS define como período mais incidente dos casos da Covid-19 o período entre a 20ª e a 30ª Semana Epidemiológica (SE).

E como o País inicia hoje sua 25ª SE, a conta é de que a 30ª SE será completada no dia 2 de agosto – saindo, portanto, do período crítico de seu ciclo epidemiológico.

A partir de então, os clubes teriam duas semanas de treinos até a rodada de abertura. O mês de julho ficaria reservado para a disputa das seis rodadas (número máximo) que completariam os Estaduais por todo país, respeitando os acordos estabelecidos com seus respectivos órgãos municipais de saúde.

No caso do Rio de Janeiro, ainda esta semana o prefeito Marcelo Crivella anunciará a data oficial para a realização dos jogos no município - seguindo as orientações do protocolo “Jogo Seguro”, e sem a permissão de público nos estádios.

Há quem esteja forçando a barra para que a retomada da competição ocorra ainda este mês, mais tardar no final de semana dos dias 4 e 5 de julho. Levando em consideração as datas disponíveis, melhor seria ter a data do dia 12 – daqui a quase um mês.

Mas, cobrar bom senso dessa gente já seria pedir demais...
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: