Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Estado adotará telefonia móvel em nuvem

| 08/08/2021, 16:21 16:21 h | Atualizado em 08/08/2021, 16:29

Com o avanço da tecnologia, aquelas torres de telefonia móvel vão se tornando jurássicas. Agora, o governo do Estado está em busca de provedores com o objetivo de ampliar a cobertura por meio da telefonia móvel em nuvem. “A ideia é cobrir o Estado inteiro, acabando com as zonas de apagão digital, dentro e fora das áreas urbanas. Até o final deste ano, teremos novidades a respeito”, sinaliza o secretário da Agricultura, Paulo Folleto, que prevê a compra dos serviços por meio de consórcio. Ele aponta ainda que muitas pessoas moram em locais sem cobertura ou, simplesmente, não utilizam a cobertura já existente.

Objeto do desejo

Nas suas andanças por cidades e campo, Folleto constata que os pedidos de melhor cobertura digital, para internet e telefonia, lideram as solicitações feitas por lideranças e populares.

Frio e vinho

A reabertura dos restaurantes, e com muitos deles lotados nos finais de semana, aquece neste inverno o mercado de vinhos. “Cerca de 40% das nossas vendas de vinho são destinadas aos restaurantes”, pontua a gerência do Grand Cru, na Praia do Canto, Vitória, revendedora que está ampliando os estoques, apostando na melhoria do mercado nos próximos meses.

100 anos de Colatina

O 1º centenário de Colatina está sendo comemorado numa programação diluída até 30 de dezembro. Um desfile de carros antigos, no próximo dia 22, vai marcar a data da emancipação do município. O prefeito, Guerino Balestrassi, diz que o grande desafio, nos próximos anos, é “alcançar prosperidade sem virar uma cidade explosiva, adensada e violenta”.

Temido Tinhorão

Falecido dias atrás, aos 93 anos, o crítico musical José Ramos Tinhorão era tão considerado quanto temido. Marxista, purista, classificou Pixinguinha como “gênio da MPB”. E criticava medalhões como Tom Jobim e Chico Buarque. Algumas das suas tiradas: “A bossa nova é filha de aventuras secretas de apartamentos com a música americana, sua mãe”. “O funk é coisa de moleque de Nova Iorque”. E sobre a atual música sertaneja: “Não são sons urbanos, também não são mais rurais. É um nada”.

Cabra na cozinha...

No burburinho da bancada federal capixaba, a intenção do governo criar o vale-gás é avaliada pela oposição como a nova versão da história da cabra enfiada na casa. Como não consegue controlar o preço, o governo oferta o vale-gás. E a dona de casa passa do desespero à gratidão.

... a origem

A história da cabra é bem conhecida entre políticos. Sujeito que reclamava do custo de vida foi aconselhado por liderança a aceitar uma cabra de presente. “Vai dar leite, seus filhos vão brincar com ela...” Convencido, levou a cabra. Como não tinha espaço, enfiou na sala. Virou um inferno. Até que o doador foi lá e retirou a cabra, coroado de agradecimentos.

Por terra e água

No mais, aquela baiana acelerada nadando ouro, nas Olimpíadas, durante duas horas frenéticas, põe por terra a fama de lentidão dos baianos. Ou seria uma falsa baiana?

Itaúnas mais próximo

Famosa pelas dunas, belezas naturais e o forró, a Vila de Itaúnas está mais próximo, após o asfaltamento de 20,6 quilômetros, a partir de Conceição da Barra. A obra, inaugurada em julho, gerou polêmica na comunidade: traria comodidade e também possíveis males da civilização, como mais veículos e violência. Agora, moradores pedem controle para festas de forró, que estão voltando. Algumas abusam do barulho e aglomeração.

Imagem ilustrativa da imagem Estado adotará telefonia móvel em nuvem
Asfaltamento |  Foto: Vitor Nogueira

Curta


Museu móvel. O incêndio na Cinemateca Brasileira acendeu o alarme do ator capixaba Luiz Tadeu Teixeira: “Museus não devem manter acervos num só lugar, e deve ter material copiado”.

Busto reinaugurado... Em Cachoeiro, o busto do poeta Newton Braga será reinaugurado pela municipalidade, na próxima quarta-feira, na praça Jerônimo Monteiro.

...Versos memoráveis. Busto volta ao formato original, de 1965, com os versos: “Esta sensibilidade que é uma antena delicadíssima, captando pedaços de todas as dores do mundo, e que me fará morrer de dores que não são minhas”.

Vaga aberta. A Prefeitura de Vargem Alta está à procura de grafiteiros para fazer murais.

Filosofia na pandemia. “Vacinação quase ON, muita gente ainda OFF”. Entreouvido por aí.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: