Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Tucanos e petistas podem ficar sem candidato ao governo em MG

null | 11/01/2022, 10:50 10:50 h | Atualizado em 11/01/2022, 10:50

Segundo maior colégio eleitoral do País e sempre considerado um estado capaz de definir o resultado da eleição presidencial, Minas Gerais pode ter uma surpreendente disputa pelo governo este ano: sem candidatos dos tradicionais PT e PSDB. 

Os tucanos avaliam apoiar a reeleição de Romeu Zema (Novo), enquanto o PT aguarda uma definição sobre o futuro do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Os cenários ainda estão indefinidos, mas são grandes as chances de ambos os partidos, que já ocuparam o Palácio da Independência por mais de um mandato, abrirem mão em prol das alianças. Os petistas, porém, já montam um “plano B” caso Kalil não leve adiante a ideia de disputar.

NOME NA RODA. Pouco antes do Natal do ano passado, integrantes das bancadas estadual e federal do PT lançaram Daniel Sucupira, prefeito de Teófilo Otoni, como pré-candidato ao governo de Minas, mesmo sem o apoio total da direção nacional do partido.

TÁ DEVAGAR. Há a percepção entre os mineiros de que a pré-candidatura de Kalil ainda está muito desestruturada para o início de um ano eleitoral. O entorno de Lula entende que o prefeito seria o nome ideal para “polarizar” com Zema e ajudar o petista em Minas.

QUEDA DE BRAÇO. A confusão criada pelo governo federal em torno do Refis do Simples Nacional está sendo apontada por operadores políticos como a primeira oportunidade de o Congresso dar uma demonstração de força neste ano eleitoral. A derrubada do veto ao Refis é dada como certa.

NAVALHADA. “A barbeiragem jurídica foi grande. Para resgatar o Refis, só com a promulgação. E isso acontecerá com a atuação do Congresso”, afirma Marco Bertaiolli (PSD-SP), da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

ELAS... Em uma pré-campanha até agora dominada pelos homens, Marta Suplicy resolveu puxar discussões sobre as questões de gênero no debate presidencial: convidou um grupo de mulheres para um debate em São Paulo, dia 28.

...POR ELAS. A ministra Carmen Lucia (STF), a educadora Cláudia Costin, as advogada Patricia Vanzolini (OAB) e Sheila de Carvalho (Coalizão Negra) devem participar do encontro. A intenção é levar o resultado dos debates aos pré-candidatos ao Planalto, incluindo, claro, Simone Tebet (MDB), a única mulher colocada até agora na disputa.

CLICK. João Campos, prefeito de Recife (PSB), e a namorada, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP), mostram os livros que o casal tem lido enquanto se recupera da covid, em quarentena.

Imagem ilustrativa da imagem Tucanos e petistas podem ficar sem candidato ao governo em MG
|  Foto: Reprodução/Instagram

MISSÃO... Aginaldo Oliveira, comandante da Força Nacional de Segurança, recebeu missão direta de Bolsonaro: a de concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano, provavelmente pelo Ceará.

...DADA. Oliveira é casado com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e teve o ex-juiz Sergio Moro como um dos seus padrinhos de casamento. Ainda sem filiação partidária, ele já começou a pré-campanha pelas suas redes sociais.

Imagem ilustrativa da imagem Tucanos e petistas podem ficar sem candidato ao governo em MG
SINAIS PARTICULARES. Aginaldo Oliveira, comandante da Força Nacional |  Foto: KLEBER SALES/ESTADÃO

PRONTO FALEI


"A disponibilização dos recursos para o Auxílio Brasil deveria ser feita por meio de corte de privilégios, fim dos fundos eleitoral e partidário, entre outras medidas", Paulo Ganime, deputado federal (Novo-RJ)

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: