Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Time de Tarcísio prepara vacina contra corrupção no governo

| 16/05/2022, 10:52 10:52 h | Atualizado em 16/05/2022, 10:52

Aliados de Tarcísio de Freitas (Republicanos) querem usar um projeto que ele patrocinou no Ministério da Infraestrutura como um trunfo eleitoral na campanha do agora pré-candidato do presidente Jair Bolsonaro ao governo paulista.

Durante a passagem dele pelo ministério, a pasta identificou e encaminhou a órgãos de controle e autoridades policiais quase 300 denúncias de irregularidades e suspeitas de fraudes desde 2019.

Elas suscitaram quatro operações da Polícia Federal, em 2020 e 2021. A estratégia é uma vacina contra questionamentos de casos de corrupção no governo Bolsonaro. Ao menos em sua "casa", argumentam aliados de Tarcísio, pode-se defender a ordem.

 

Imagem ilustrativa da imagem Time de Tarcísio prepara vacina contra corrupção no governo
SINAIS PARTICULARES. Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo (Republicanos) |  Foto: KLEBER SALES/AG ESTADO

Faro fino O projeto foi batizado de "Radar Anticorrupção" e ficou a cargo da delegada federal Fernanda Costa de Oliveira. As operações da PF investigaram denúncias de fraudes em licitações da Infraero em governos do PT e acusações de corrupção passiva e sonegação fiscal de servidores.

Não rolou A delegada até tentou replicar o projeto nos ministérios da Saúde, Educação, Casa Civil, Minas e Energia, Defesa e Desenvolvimento Regional. Não houve interesse nas outras pastas.

Dono Mauro O'de Almeida, secretário de Meio Ambiente do Pará, onde diz que 70% das áreas desmatadas são de competência federal, critica a falta de ação da União no combate ao desflorestamento. O Estado registrou aumento de 34% em relação a abril de 2021. Tocantins (170%) e Acre (122%) tiveram os maiores índices.

Mudo O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), não prestou informações ao STF sobre o uso do orçamento secreto. Ele enviou R$ 1 milhão para a Codevasf, controlada pelo Centrão, comprar máquinas para cidades mineiras em 2020. "O STF fez um questionamento ao presidente do Congresso. Cabe a ele emitir uma resposta", justificou.

Recuperado  Petistas preveem para hoje a volta de Geraldo Alckmin às atividades de campanha, após a semana de isolamento por covid-19. Ele deve se juntar a Lula em viagens e cumprir agendas individuais.

Domicílio O secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, quer explorar o histórico de Alckmin para ajudar Fernando Haddad no interior de São Paulo, reduto antipetista e onde Alckmin sempre foi popular. "Somos muitos fracos nesta região. Precisamos crescer lá."

Madrinha  Em São Paulo, lideranças LGBTQIA+ de diferentes partidos buscaram o apoio de Marta Suplicy para as eleições. A mediação foi da Aliança Nacional LGBTI, que apresentou pré-candidatos ligados ao RenovaBR e ao Livres.

Na corrida  Entre as apostas da comunidade LGBTQIA+, estão Mariana Valentim (Cidadania) e Juan Savedra (Novo), que disputarão vagas na Câmara. Marta foi escolhida pelo histórico de apoio às causas.

CLICK. Simone Tebet, presidenciável do MDB, ganhou de presente turbante de Simone Lucia, membro da associação quilombola do Jardim Cascata, da cidade de Aparecida de Goiânia (GO).

   

Imagem ilustrativa da imagem Time de Tarcísio prepara vacina contra corrupção no governo
|  Foto: COLUNA DO ESTADÃO

PRONTO, FALEI!

"O TSE agiu de forma acanhada e meramente reativa às fake news em 2018. Esperamos que neste ano a corte cumpra seu papel e dê uma resposta à altura”, Marco Aurélio Carvalho, coordenador do Prerrogativas.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: