Renan quer Congresso ativo pela vacinação
Estado de São Paulo
A iniciativa de Renan Calheiros (MDB-AL) de sugerir a suspensão do recesso parlamentar se dá por um motivo em especial: o temor de os parlamentares deixarem Brasília em um momento crítico das discussões sobre vacina.
O senador acha que a pressão do Congresso em prol de governadores e prefeitos será fundamental. Em Alagoas, quem governa é Renan Filho. Como Rodrigo Maia encampou a proposta, aliados de Arthur Lira (PP-AL) viram um certo oportunismo do presidente da Câmara. Acham que ele quer mais tempo para articulações.
Mapa... Na disputa pela presidência da Câmara, o grupo de Lira adota estratégia para buscar votos no varejo na oposição, considerados fiéis da balança na disputa entre ele e o grupo de Maia (DEM-RJ).
...da guerra. Apesar de as Executivas nacionais do PT e do PSB terem decidido não apoiá-lo por estar ligado a Bolsonaro, Lira conta com a simpatia de parlamentares de oposição. A ideia é usar uma regra do regimento para conseguir o apoio formal das legendas.
A ver I. É possível, segundo aliados de Lira, reunir a assinatura da maioria dos integrantes da bancada para garantir a entrada do partido no bloco. No PSB, por exemplo, eles já contam com boa parte da intenção de votos dos deputados.
A ver II. É claro que, para isso, eles terão de enfrentar os caciques de seus partidos. A ver se o farão. O que os apoiadores de Lira na esquerda dizem é que entre ele e os nomes de Maia (Baleia Rossi, do MDB, ou Aguinaldo Ribeiro, do PP) não há muita diferença…
Ver pra crer. Eduardo Pazuello quer apresentar o Plano Nacional de Imunização (PNI) amanhã.
Terra... No mesmo fim de semana em que o STF interpelou a Saúde por uma data exata para vacinação contra a Covid-19, Eduardo Pazuello foi a uma festa na casa do governador Ibaneis Rocha (DF). Todos sem máscara, claro.
...chamando. Será que tocou Elis Regina? “Alô, alô, marciano, aqui quem fala é da Terra. Pra variar estamos em guerra.” A guerra aqui, no caso, já levou mais de 180 mil mortos.
CLICK. O líder do PDT, Wolney Queiroz (PE), viajou de máscara e face shield para Brasília. Esta semana, se o calendário se mantiver, será a última antes do recesso.
Nos... Acusado pelo Ministério Público Federal de integrar organização criminosa que cobrava propina de alvos da Lava a Jato, o auditor da Receita Alberto Sodré Zile disse à Justiça que discutiu, em 2018, a tributação de delatores com o juiz Marcelo Bretas e com Eduardo El Hage, coordenador da Lava a Jato no Rio.
...autos. O auditor é investigado por El Hage e tem Bretas como juiz do caso. Um dos argumentos do MPF é que o auditor mantinha contato constante com o suposto chefe do esquema de cobrança de propina, Marco Aurélio Canal. Ou seja, como resposta, Zile disse que ele também mantinha contato com Bretas e com El Hage.
Pronto. O documento da defesa do auditor é de 21 de setembro. Desde o dia 2 deste mês, o caso está pronto para sentença de Bretas.
Atenção. “O gestor público tende a pensar na Lei 8.666, na sua burocracia e é resistente a qualquer novidade”, diz o advogado especializado em direito público e infraestrutura Paulo Dantas sobre a nova Lei de Licitações, aprovada no Senado e que aguarda sanção.
Pronto, falei!
"O governo usou (no plano de vacinação contra a Covid-19) o nome de cientistas que nem sequer tiveram acesso ao documento. Mais uma propaganda enganosa”
Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo