Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Queiroz faz Bolsonaro “perder” na arena digital

| 19/06/2020, 08:10 08:10 h | Atualizado em 19/06/2020, 08:19

Foi um dia difícil para Bolsonaro e o bolsonarismo, prenúncio do que está pela frente. Entre as 30 hashtags mais usadas no Twitter sobre o Presidente, 15 foram negativas: 1,4 milhão de tweets até as 19 horas, a maioria associada a expressões como #contatudoqueiroz, conforme o Sistema Analítico da Bites Consultoria.

No total, pelo menos 662 mil perfis produziram posts contrários ao clã Bolsonaro. Apenas quatro hashtags a favor do Presidente (75 mil tweets de 31 mil perfis). Nem a saída de Abraham Weintraub neutralizou a onda contrária ao clã.

Vixe! Entre os posts desfavoráveis ao clã, 869 mil tweets tratavam especificamente de Fabrício Queiroz, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e amigo de Jair Bolsonaro preso em Atibaia (SP). Sempre é importante lembrar que na arena digital o bolsonarismo costumava jogar em casa.

Ou seja, deu ruim.
Prazer… O advogado de Fabrício Queiroz, Paulo Emílio Catta Preta, diz ter sido apresentando ontem a seu novo cliente. No breve encontro no presídio de Benfica, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro contou que, desde a deflagração da operação contra ele, em 2018, “se sente ameaçado”.

…sua defesa. “Por vezes, saía de algum lugar, percebia que tinha um carro espiando, vigiando ele”, disse à coluna Catta Preta. O advogado não respondeu sobre o motivo nem desde quando Queiroz estava em Atibaia (SP), apesar de ter se submetido a tratamento médico na capital paulista.

Cadê? O advogado contou que a mulher de Queiroz, Márcia de Oliveira Aguiar, considerada foragida pela polícia, não apareceu em casa nos dois dias que antecederam a operação, segundo testemunhas.

Deixa… A representação na OAB do senador Fabiano Contarato (Rede-ES) contra Frederick Wassef tem pequenas chances de prosperar, segundo membros da própria ordem.

…quieto. Para Pedro Paulo Gasparini, que presidiu o Tribunal de Ética da OAB-SP, onde será analisado o pedido do senador Contarato contra Wassef, a representação que tem o advogado como alvo ainda é “prematura e frágil”.

Mais… O advogado-geral do Senado, Fernando Cesar Cunha, informou ao presidente do Conselho de Ética da Casa, Jayme Oliveira (DEM-MT), que pretende terminar o quanto antes o parecer sobre representação contra Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) no colegiado.

...um. Oliveira recebeu novo pedido da oposição ontem. A expectativa é de que o parecer esteja pronto já na próxima semana.

CLICK. Enquanto o País acompanhava atento os desdobramentos da prisão de Queiroz, Bolsonaro recebia parlamentares do Centrão e do PSL e ministros no Planalto.

Educado. A fama de olavista de Carlos Nadalim, provável interino da Educação, o precede (não de uma forma positiva) entre parlamentares que acompanham a pasta. Mas ao menos, dizem, ele tem fama de ser menos “bruto”.

Xi, vai... O Brasil, a exemplo dos EUA, se vê às voltas com questão incômoda: o que fazer com os estoques de cloroquina e hidroxicloroquina após as autoridades médicas e farmacêuticas terem apontado os riscos e a ineficácia (como medida preventiva) da droga?

...encalhar? Só neste mês, Eduardo Pazuello (Saúde) “ganhou” dos EUA dois milhões de doses de cloroquina, sem contar a produção do Exército.

Pronto, falei!

Agenda ideológica no MEC não dá certo.

O passo à frente com a queda de Weintraub não pode significar dois para trás, como ocorreu quando Vélez saiu”.

Pedro Cunha Lima, presidente da Comissão de Educação da Câmara

SUGERIMOS PARA VOCÊ: