Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Polarização “Vintage” no berço político de Lula

| 10/02/2020, 08:28 08:28 h | Atualizado em 10/02/2020, 08:33

Tucanos e petistas têm tudo para reviver, justamente no berço político de Lula, a polarização que marcou décadas nas eleições do País antes de ser explodida pelo bolsonarismo.

Em São Bernardo do Campo (SP), o prefeito, Orlando Morando (PSDB), apoiado por João Doria, tentará se manter no cargo e deverá ter como principal adversário seu antecessor, Luiz Marinho, presidente do PT paulista e homem da confiança do ex-presidente petista. Esse cenário “vintage” também deverá polarizar a disputa em outras cidades do ABCD, indicam pesquisas.

Capital político... Jair Bolsonaro teve quase metade dos votos válidos no primeiro turno em São Bernardo (46%), seguido por Fernando Haddad (24%). Mas, por enquanto, com o Aliança pelo Brasil ainda patinando, o presidente não tem candidato no berço de Lula.

...desperdiçado?  Se ficar pronto para as eleições deste ano, o Aliança quer lançar Paulo Eduardo Lopes, o Paulo Chuchu, bancado por Eduardo Bolsonaro, a prefeito de São Bernardo. A disputa porém, deve ficar polarizada entre as gestões de Morando e Marinho.
Caminhos...  Após ter colhido péssimos resultados nas eleições de 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff, o PT agora também está bem posicionado eleitoralmente em Diadema, Santo André e Mauá.

...cruzados  O PSDB, além de tentar manter São Bernardo, a mais simbólica e populosa metrópole do ABCD, investirá em Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e Mauá.

Como...  “O desafio não está em enfrentar o PT e o Marinho com minha candidatura, está em ele e o PT enfrentarem o povo”, diz Orlando Morando.

...antes  “O povo vai comparar o nosso governo com a falta total de governo do Morando e do PSDB”, afirma Luiz Marinho.

CLICK. Paulo Teixeira (PT-SP) comemorou: conseguiu rara foto com o sempre avesso às câmeras Pepe Mujica (ex-presidente do Uruguai) e a mulher dele, Lúcia.

Menos...  A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo deve anunciar nos próximos dias novas regras para os concursos de professores. A ideia é realizar processos seletivos mais difíceis, nos quais apenas os primeiros colocados devem ser chamados.

...é mais.  Em vez dos concursos com prazos longos (quatro anos) e aprovação de longas listas, a ideia é realizar seleções frequentes, todos os anos. A mudança faz parte da série de transformações na pasta.

Versões...  Marcelo Freixo (Psol-RJ) enviou áudio a amigos afirmando que o capitão Adriano Magalhães da Nóbrega, morto pela polícia na Bahia, “não tem nenhuma relação com a morte da Marielle (Franco)”.

...e apurações.  Segundo o deputado, as investigações do assassinato da vereadora do Psol “apontam o contrário”. Apesar da afirmação de Freixo no áudio, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia afirmou, em nota, que Adriano era suspeito de envolvimento no assassinato de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Ai.  Não é só com a fratura entre Executivo e Legislativo que o líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), tem de lidar. Ele quebrou o braço direito ao correr atrás do filho pequeno. “O único assunto que eu ainda não tinha intimidade com Bolsonaro era sobre remédio.”

Bombou nas redes

"Joice (Hasselmann) diz que pode voltar a apoiar Bolsonaro: 'o PT é meu inimigo'. Não entendi nada agora. Eu tenho apenas um lado".

Alexandre Frota, deputado federal (PSDB-SP)
 

MATÉRIAS RELACIONADAS