Planalto estuda retaliar por CPI das Fake News
Estado de São Paulo
Pego de surpresa com a prorrogação da CPI Mista das Fake News, o Palácio do Planalto avalia fazer um pente-fino nos aliados que têm cargos e ainda assim assinaram o requerimento para continuar os trabalhos da explosiva comissão. Havia uma esperança de que, em meio à pandemia, a oposição deixasse de lado essa história, o que, claro, não aconteceu. Contrariados, governistas dispararam ligações de cobrança aos parlamentares “traidores”. Às pressas, conseguiram tirar sete nomes de senadores, mas, era tarde, a comissão ganhou sobrevida.
Estratégia
Hoje no Congresso as comissões estão paradas e são votadas apenas matérias que tratem do coronavírus e tenham consenso. A estratégia vai ser aproveitar que não são poucas as fake news sobre a covid-19 para prorrogar a CPI.
Na agenda
O presidente da comissão, Ângelo Coronel (PSD-BA), vai falar com Davi Alcolumbre, presidente do Senado, na próxima semana, para garantir a continuação dos trabalhos via teleconferência.
Dá uma…
Os representantes da Base Industrial de Defesa que estiveram com o ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa) nesta semana - e toparam produzir insumos para a Saúde - fizeram a ele um pedido: que o decreto de serviços essenciais fosse ampliado.
…forcinha, aí
Segundo disseram, se encontravam à mercê de regras estaduais e com as produções paralisadas. A indústria química, que produz insumos importantes para a higiene, estava com fábricas fechadas.
O governador do Amapá, Waldez Goes (PDT), se reuniu com representantes do setor empresarial. Ele e seus assessores usaram máscaras de proteção.
Yin...
Quem conhece o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de outros carnavais conta que nem sempre ele assumiu a postura serena com a qual reage às críticas do Presidente em público.
...yang
O ministro é conhecido por ter “pavio curto”. Jair Bolsonaro também sabe disso, mas os aliados de Mandetta esperam que ele permaneça zen até o fim desta grave crise.
Cof-cof
Bolsonaro ainda não entendeu bem a etiqueta da tosse. Ao falar com apoiadores em frente ao Alvorada, tossiu e não pôs o cotovelo na frente, como Mandetta “ensinou”.
Como fica?
Paulo Hartung, ex-governador do ES, resume este momento: “Estamos diante de um déficit de liderança e coordenação. Precisamos cuidar do presente, dos vulneráveis, mas sem descuidar do futuro. Uma hora a crise vai passar e que país vai nascer disso?”.
Ajuda ali.
O PGR e presidente do CNMP, Augusto Aras, estuda propor a destinação de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos para a prevenção do coronavírus nos presídios. Aras deve buscar uma articulação com o CNJ e o Ministério da Justiça.
Dividindo...
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e a mulher dele, a deputada estadual Carla Morando (ambos do PSDB), doaram seus salários para o Fundo Social de Solidariedade do município do ABC, engajado no combate aos efeitos da pandemia do coronavírus.
...e somando
“A situação é grave e precisamos nos unir. A solidariedade está acima de tudo e a luta contra o coronavírus só será ganha com união”, afirmou Orlando Morando, que segue internado em UTI por causa do vírus.
BOMBOU NAS REDES
Juízes soltando bandidos
Surreal! Enquanto estamos literalmente presos em casa por conta de uma pandemia, juízes estão soltando bandidos nas ruas com a mesma justificativa!”
Marcel Van Hattem, deputado federal (Novo-RS)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo