Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

'PEC da 2ª instância' ainda deve dormitar na gaveta

| 19/10/2020, 07:14 07:14 h | Atualizado em 19/10/2020, 07:19

Apesar dos apelos pela retomada dos trabalhos da comissão da PEC da prisão após a condenação em segunda instância, a expectativa no Congresso (até entre defensores da proposta) é de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) mantenha tudo parado até o fim das eleições municipais (29 de novembro).

O tema voltou à agenda nacional após o habeas corpus concedido pelo STF ao traficante André do Rap, condenado em segunda instância. Só a boa vontade de Maia também não bastará depois das eleições: os líderes também precisam encampar a ideia.

Devagar 1. A justificativa de Maia é regimental, mas já está caindo de madura: resolução foi aprovada no início da pandemia suspendendo as comissões com o início do sistema remoto

Devagar 2. Como pano de fundo, há impasse em torno do comando de comissões permanentes da Casa, em especial da CCJ.

CLICK. A Rede criou um jogo de "cara-a-cara" de candidatos a vereadores no vão do Masp. A candidata a prefeita Marina Helou acompanhou a "brincadeira" com eleitores.

Apoio. Até o momento, assinaram o requerimento de urgência para a retomada da comissão: Cidadania, Republicanos, PSDB, PV, Novo e Podemos, representando menos de cem deputados. São necessários 257.

Como é… O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou requerimento de informação ao GSI. Quer saber o que os agentes da Abin foram fazer na 25ª Conferência do Clima (COP) da ONU, conforme mostrou o Estadão.

… que é? "Essa não é a função da Abin. O órgão não pode servir de instrumento para a defesa dos interesses políticos específicos dos governantes de plantão", diz o senador.

Contaminando. Adversários de Vanderlan Cardoso (PSD-GO) têm ajudado a divulgar nas redes sociais áudio do candidato à prefeitura de Goiânia, revelado pela Coluna, em que chama Chico Rodrigues (DEM-RR) de "amigo e companheiro".

Aquele. Rodrigues, então vice-líder de Bolsonaro no Senado, foi pego com dinheiro nas nádegas.

Ao vivo. A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) reiterou publicamente, em live neste final de semana, seu apoio a Andrea Matarazzo (PSD) na disputa pela Prefeitura.

Timing... Coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Nordeste, Miguel Nicolelis está preocupado com um possível aumento no número de casos de covid-19 no Brasil no final do ano, período de transição nas administrações municipais

...perigoso. "Vai pegar (se acontecer) um monte de gente (nas novas administrações) sem experiência nisso (no combate ao coronavírus)", afirma. Esse quadro pode agravar a pandemia.

Fecha. Para ele, o agravante da pandemia no final do ano pode ocorrer devido à chegada ao Brasil de turistas de países que enfrentam a segunda onda da covid-19. Ele defende restrições à entrada nos aeroportos.

Mídia. Em tempos de ataque à imprensa, o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa lançará o Prêmio IREE de Jornalismo para destacar as melhores reportagens sobre política, economia e negócios publicadas entre novembro de 2019 e novembro próximo.

Pronto, falei

"O PCC faz bem ser contra o 45 (número de urna do PSDB). Se Bruno Covas ganhar, tempos difíceis virão. Mas resta saber quem eles apoiam”

Fábio Lepique, secretário executivo de Bruno Covas

MATÉRIAS RELACIONADAS