Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Pazuello derrapa e dá força à CPI da Covid-19

| 12/02/2021, 09:14 h | Atualizado em 12/02/2021, 09:16
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


O desempenho de Eduardo Pazuello no Senado surpreendeu negativamente até os governistas. Havia a expectativa de que o ministro conseguisse arrefecer o clamor pela CPI da Covid-19, mas o sentimento foi na contramão.

Senadores próximos a Rodrigo Pacheco (DEM-MG) acham que ainda é cedo para ele botar a comissão para andar. Afinal, acabou de assumir o comando da Casa com o apoio do Planalto. Mas é quase consenso entre os senadores: se a vacinação não deslanchar e a pandemia continuar se agravando, Pacheco terá de se mexer.

CLICK. Coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo, João Gabbardo (foto) tomou a primeira dose da Coronavac. Ele tem 65 anos e é profissional da saúde.

Como? Pazuello também surpreendeu secretários estaduais e municipais ao anunciar, no Senado, que os leitos de UTI para pacientes com Covid-19, desabilitados pela pasta, podem continuar sendo usados pelos estados porque o ministério custeará o uso por meio de reembolsos.

Veto. O modelo, no entanto, não agradou. Para o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, os estados, que enfrentam grande aperto financeiro, não terão como pagar e esperar para receber depois.

Ué? O ministro deu a informação aos senadores sem ter comunicado os gestores locais, segundo relatos ouvidos pela coluna.

Olha só. Até então, a informação que os estados tinham era: o ministério desabilitou mais de 8 mil leitos, ou seja, a pasta havia parado de enviar recursos antecipadamente para que eles fossem usados.

Não… Enquanto o PSDB se digladia internamente, o PDT quer tirar o prefeito de Barueri (SP), Rubens Furlan, do ninho tucano. O convite inclui a candidatura ao governo de São Paulo.

…pode… Furlan prometeu dar a resposta em 30 dias, quer conversar antes com família, amigos e lideranças tucanas. Chamou a possibilidade de disputar o governo de “apaixonante”.

…bobear. Se aceitar o convite, Furlan deve levar a filha Bruna Furlan (PSDB-SP), deputada federal. “Ainda não conversei com ela, mas tenho a impressão que, se eu for, não tem jeito, ela vai ter de acompanhar o pai”. O prefeito nega desavenças com João Doria.

Quieto. Disputado por João Doria e ACM Neto, Rodrigo Garcia, pouco afeito à exposição pública, tem sofrido com as especulações sobre seu futuro e os pedidos de entrevista.

Mais uma. Doria comemorou vitória contra Jair Bolsonaro no Consect (Conselho Nacional dos Secretários de Ciência e Tecnologia), que terá Patrícia Ellen como presidente.

Xi… O ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) atuou pela manutenção de Gilvan Máximo, do Distrito Federal, no posto. Ibaneis Rocha é hoje aliado de Bolsonaro. Insatisfeitos com a interferência, os secretários escolheram Patrícia com 20 votos.

Veja… Professor de Direito da USP, Otávio Luiz Rodrigues Júnior saiu em defesa do voto de Dias Toffoli no julgamento do direito ao esquecimento.

…bem. “Não negou a existência do direito ao esquecimento, mas disse que ele não seria compatível com a Constituição se tomado como direito de suporte fático amplo. Caberá ao Congresso revisitar esse tema.”

Pronto, falei!

Uma alternativa para bancar o auxílio emergencial é os três Poderes cortarem despesas. Mas isso não acontece porque o establishment não permite”

Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização de Bolsonaro

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão