Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Pará quer lista pública com os vacinados

| 22/01/2021, 08:43 h | Atualizado em 22/01/2021, 08:47
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


Diante dos crescentes casos de fura-fila na imunização País afora, o governador Helder Barbalho (MDB-PA) pediu para sua equipe viabilizar a divulgação dos nomes de quem já foi vacinado, junto a outros dados no “vacinômetro” do Pará. “É questão de transparência, apenas”, diz ele.

O presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, vai na mesma linha: “Defendo que o Ministério da Saúde abra os dados. Não viola nada, é público. Todo mundo fiscaliza. Não divulga salário? Por que não divulgar cartão de vacinação?”.

Oh no. Abrir os nomes dos vacinados não é consenso. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o “vacinômetro” entrará no ar sem eles, apenas com os números diários. A avaliação é de que isso não seria possível por envolver questões de sigilo médico e ética profissional.

Deixa disso! Do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Jonas Donizette: “Esses casos (fura-fila) que fogem ao padrão devem ser corrigidos e até punidos porque é uma questão de saúde pública. Mas sou contra divulgar a lista com os nomes”.

CLICK. O deputado Júnior Bozzella, foto, (PSL-SP) tirou meia hora do seu dia para academia. "Aprende aí, capitão", disse, em tom de provocação a Jair Bolsonaro.

“Vacinometers”. O Ministério da Saúde ficou de apresentar na semana passada o sistema integrado dos vacinados, ferramenta única para Estados e municípios, o que ainda não aconteceu. Assim, cada um contabiliza da sua forma.

Me conta. As vacinas da Astrazeneca/Oxford podem chegar ainda hoje ao País. Mas, até a noite de ontem, os estados não tinham muitos detalhes sobre a quantidade de doses e sobre como será feita a distribuição.

Buzinaço I. Organizadores das carreatas pelo impeachment de Jair Bolsonaro marcadas para amanhã preveem atos em ao menos 18 capitais, dentre elas: São Paulo, Recife e Porto Alegre. Integrantes do “Acredito” puxaram o coro.

Buzinaço II. O grupo é suprapartidário, reúne Rede, PDT, PT, PV, Psol, PCdoB, PSB e PCB.

Eu também. O Vem Pra Rua está convocando panelaço para hoje, às 20h30, e uma carreata no domingo em São Paulo, com concentração às 10h da manhã na Praça Charles Miller.

Caiu... A CNN Brasil pretendia fazer debate entre os candidatos a presidente da Câmara no próximo dia 26. Baleia Rossi (MDB-SP), da Frente Ampla, topou. Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo governo, não. O debate foi cancelado.

...fora. O Roda Viva (TV Cultura) também chamou os dois candidatos para debate na segunda-feira. Baleia Rossi aceitou. Arthur Lira, não. O programa, que seria dividido em tempos iguais para o dois candidatos, agora, deverá ter apenas o apenas com o candidato da Frente Ampla.

Uma ideia... O procurador-geral da Republica, Augusto Aras, deu a ideia, e as redes bolsonaristas, claro, embarcaram: fãs do Presidente passaram a pedir que ele decrete estado de emergência no País.

...ruim. “Aras sugere que o Presidente pode declarar estado de defesa, suspendendo garantias constitucionais. No outro dia, a rede bolsonarista sobe uma hashtag defendendo a medida. Alguma dúvida de que a PGR está sendo posta de joelhos diante de Bolsonaro?”, questionou Marcelo Freixo (Psol-RJ).

Pronto, falei!

"Nada como um dia atrás do outro. Desde que Bolsonaro assumiu, o Brasil faz diplomacia de compadrio, e não de nação soberana e altiva, como deveria”.

Perpétua Almeida, deputada federal (PCdoB-AC)

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão