Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Nova “trapalhada” na Saúde aumenta apetite do Centrão

Coluna foi publicada no sábado (02)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 04/03/2024, 11:01 11:01 h | Atualizado em 04/03/2024, 11:01


Imagem ilustrativa da imagem Nova “trapalhada” na Saúde aumenta apetite do Centrão
Ministério da Saúde: órgão divulgou acidentalmente nota técnica que permitia o aborto legal em qualquer período da gestação |  Foto: Divulgação / Governo Federal

O presidente Lula já avisou aos partidos interessados em novas vagas na Esplanada que descarta fazer uma reforma ministerial por ora. Se houver mudança, será pontual, de quem quiser disputar as eleições deste ano. Mas a “trapalhada” do Ministério da Saúde nesta semana, com a publicação e posterior suspensão da nota técnica que permitia o aborto legal nos serviços de saúde em qualquer período da gestação, resgatou no Centrão o desejo pelo comando da pasta.

Integrantes do grupo ressaltam que o Brasil é conservador e avaliam que a ministra Nísia Trindade “entregará o cargo de bandeja” se houver novos episódios que possam afetar a popularidade do governo e repercutam negativamente, como ocorreu no caso da dança sensual em evento da pasta, em 2023.

Além disso. A nova ocorrência na gestão de Nísia dificulta a aproximação de Lula com os evangélicos. Como revelou a coluna, a Frente Parlamentar Evangélica monitora notas, portarias e decretos do governo que atingem a pauta de costumes, e a cada ato se distancia mais.

Religião. A Comissão de Direitos Humanos do Senado votará, na próxima quarta-feira (06), projeto que garante a trabalhadores de todos os credos folga nos dias de guarda sagrados e o uso de vestimentas associadas à religião, desde que não afete a função. A proposta, já aprovada na Câmara, muda a CLT e a lei dos servidores e tem apoio de associações evangélicas, islâmicas e adventistas.

Sentimento. “O dia de guarda tem proteção constitucional. Não temos ideia do efeito dessa violação no coração das pessoas”, diz o diretor jurídico da Igreja Adventista do Sétimo Dia para América do Sul, Luigi Braga.

Chega mais. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, está disposto a aceitar o “convite” do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para tomarem mais café juntos e levarem projetos para o estado. “A orientação do presidente Lula é de construção de uma relação republicana no Brasil”, afirmou à Coluna.

Caminho. Tarcísio agradeceu ao banco e a Mercadante após o leilão do trem de São Paulo a Campinas. “A geração de emprego e renda, o fomento ao desenvolvimento e os interesses nacionais devem estar acima das divergências políticas e eventuais disputas eleitorais”, complementou o presidente do BNDES.

Megaoperação. Os Correios serão responsáveis pela entrega de mais de 2 milhões de malotes de provas do concurso público unificado este ano. O exame ocorrerá em 220 cidades. Depois, levará os cartões para as unidades de correção nos estados.

Pulinho. O presidente Lula avalia passar pelo México na ida ou volta de sua viagem aos Estados Unidos em setembro. O presidente vai aos Estados Unidos para a abertura da Assembleia-Geral da ONU. O petista cogitou a visita neste semestre, mas, além da agenda corrida, ainda não terá ocorrido a eleição presidencial mexicana.

Nova gestão. O México, segundo maior país da América Latina, vai às urnas no mês de junho, numa disputa política inédita que vai opor duas mulheres: Xóchitl Galvez e Claudia Sheinbaum.


Para ver, ouvir e pensar

Filme: Se Todos os Homens do Mundo (1955)

Música: Concerto para Piano e Orquestra nº 1, Brahms

Livro: O Egípcio, M. Waltari

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: