Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Andreza Matais e Marcelo de Moraes

Coluna do Estadão

Imagem do colunista Andreza Matais e Marcelo de Moraes

Andreza Matais e Marcelo de Moraes

Nogueira empenha cacife por Bolsonaro

19/08/2021 08:46:49 min. de leitura

Quem conhece Ciro Nogueira de longa data não tem dúvida: o ministro colocou o que ainda resta de prestígio político à prova para tentar ajudar Jair Bolsonaro a sair da refrega com o STF.

Em bom português, se Bolsonaro puxar a escada e ele ficar pendurado no pincel, como ficou recentemente Arthur Lira, Nogueira passará a cuidar apenas dos interesses de seu PP e de seu Estado (ou seja, de seu futuro eleitoral) na Casa Civil.

Porém, se domar a fera, ele até cogitaria abrir mão da candidatura ao governo do Piauí para permanecer no Planalto.

Chega. Ciro Nogueira se encontrou com Luiz Fux e falou em “harmonia entre os Poderes”. A meta imediata do ministro da Casa Civil seria convencer Bolsonaro a parar de ameaçar o STF e de atacar ministros, inclusive com palavrões.

É difícil. Não será fácil. Um governista muito próximo de Bolsonaro explica que ele pode até desistir de pedir o impeachment de ministros do STF. Mas não do “compromisso com os apoiadores” de combater a “ditadura da toga”.

Ventríloquo. Como mostrou a Coluna em março, Bolsonaro aplica amplamente a receita do americano Steve Bannon para se manter no Planalto: ocupar o noticiário com “factoides”, declarações polêmicas, ataques e bravatas. O STF, claro, não sairá tão facilmente da linha de tiro.

Em… A ministra Flávia Arruda promoveu reunião do colega Marcelo Queiroga da Saúde com a Frente Parlamentar da Saúde e a bancada feminina da Câmara para discutir uma MP que permitirá o tratamento oncológico via oral.

…busca… A ministra da Secretaria de Governo decidiu organizar o encontro para dar maior transparência à busca da solução para tema que afeta milhões de pessoas em todo o Brasil

…da solução. A reunião presencial e online abre o diálogo sobre as mudanças no assunto. O ministro Queiroga se comprometeu com uma nova reunião para discutir cada ponto da MP que cria a Lei da Saúde Suplementar. E também abrirá debate com especialistas e grupos da sociedade civil.

CLICK. João Doria e Rodrigo Maia (foto) no Bandeirantes para definir detalhes da entrada do ex-presidente da Câmara no pri meiro escalão do governo de SP: rumo a 2022.

Segura aí. Mais de 70 entidades assinam um manifesto que foi entregue a Lira, Pacheco e líderes do Congresso contra o novo Código Eleitoral. Entre os signatários, estão órgãos da OAB, da CNBB, a Transparência Partidária e movimentos de renovação.

Seja… Um jantar na terça-feira encaminhou a filiação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ao PSD, de Gilberto Kassab.

…bem-vindo. Pacheco foi recebido em encontro promovido pelo deputado Domingos Neto (PSD-CE) para celebração dos 61 anos de Kassab. Parlamentares, prefeitos e 9 dos 11 senadores do PSD participaram. As exceções foram Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA), ambos da CPI da Covid.

Estou… O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, anunciará hoje (19), em São Paulo, a antecipação da entrega da reforma na pista do aeroporto de Congonhas. Será a nona agenda do ministro no Estado nos últimos três meses. Pelo menos outros cinco compromissos já estão previstos para breve.

…aqui Bolsonaro. tem citado o ministro como um possível candidato ao governo do estado, onde o presidente patina nas alianças.

Pronto, falei!

Em junho, por dissimulação, Queiroga defendeu na CPI o uso da máscara. Assumindo o negacionismo, agora é contra.
Cai mais uma vez sua máscara”

Renan Calheiros, senador (MDB-AL)