Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Lula “ensaia” ministros para enfrentar bolsonarismo

Coluna foi publicada nesta terça-feira (19)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 19/03/2024, 10:47 10:47 h | Atualizado em 19/03/2024, 10:46


Imagem ilustrativa da imagem Lula “ensaia” ministros para enfrentar bolsonarismo
Lula falou com ministros sobre maneiras de combater a queda recente de popularidade em meio às crises de saúde e segurança pública |  Foto: AGÊNCIA ESTADO

A reunião ministerial desta segunda-feira (18) evidenciou que segurança pública e saúde são o calcanhar de Aquiles do governo Lula. O presidente está perdendo a guerra com o bolsonarismo nessas pautas e sua aposta, agora, é ensaiar o discurso para todos os ministros defenderem o governo em meio à queda de popularidade.

O petista deu bronca na ministra da Saúde Nísia Trindade; escalou o ministro da Justiça Ricardo Lewandowski para explicar a fuga inédita na penitenciária federal de Mossoró (RN); e jogou para o ministro da Secretaria da Comunicação Paulo Pimenta a responsabilidade de ganhar na narrativa. Para avançar no terreno da oposição, Lula também pretende viajar, em breve, a redutos da direita, como Goiás, que tem o governador mais bem avaliado do País, Ronaldo Caiado (União).

Morde... Após a cobrança de Lula, Nísia deu justificativas da sua gestão em quatro temas: o combate à dengue, a crise na Terra Yanomami, a relação com o mundo político e, mais recentemente, os hospitais federais no Rio de Janeiro.

...e assopra. Lula reforçou sua confiança na ministra da Saúde, mas disse que ela deve “trocar quem tiver de trocar” para resolver os problemas na pasta.

Contraponto. Recém-chegada de viagem a Nova York com a primeira-dama Janja da Silva, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, porém, ganhou um endosso de Lula. Ele orientou os ministros a defenderem a lei de igualdade salarial.

Recado. Janja acompanhou a reunião, embora não tenha se sentado à mesa dos ministros. Levou uma caneca vermelha com a inscrição Gender Equality, “igualdade de gênero” em inglês.

Em alta. Após vencer a discussão sobre a distribuição de dividendos da Petrobras, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, teve seus projetos destacados pelo aliado Rui Costa, chefe da Casa Civil, na reunião ministerial. Nesta terça (19), Silveira participa em Houston (EUA) da maior conferência de energia do mundo.

Pressão. A Executiva Nacional do MDB aprovou uma resolução que orienta a cobrança de espaço nas chapas majoritárias em cidades com mais de 100 mil habitantes. Ou seja, onde existe o horário eleitoral na TV. O objetivo é aumentar o recall dos candidatos e fortalecer a sigla para 2026.

Périplo. O presidente do MDB, Baleia Rossi, viaja pelo País fazendo as articulações. Já foi a Macapá e Santa Catarina para filiações de prefeitos. Deve ir a Alagoas ainda neste mês para lançar a pré-candidatura de Rafael Brito, aliado do senador Renan Calheiros, a prefeito de Maceió.

Novo... Se confirmada a expulsão do atual presidente do União Brasil, Luciano Bivar, o partido vai entrar em uma nova fase na relação com o governo Lula. Integrantes da executiva recém-eleita pretendem se reunir para avaliar o espaço e a independência.

...momento. A reunião fechada da sigla, na semana passada, terminou com gritos de “(Ronaldo) Caiado presidente!”, como mostrou a Coluna. Bivar é considerado um entrave para lançar o governador de Goiás ao Planalto.


Pronto, falei!

"Para aproveitar o momento do halving do bitcoin, em abril, deve-se buscar um mínimo de informação sobre ele, diminuindo, assim, o risco de golpes.” - Flávio Filizzola D’Urso, advogado

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: