Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Lira e Nogueira: sócios de Bolsonaro na derrota

| 26/08/2021, 09:06 09:06 h | Atualizado em 26/08/2021, 09:09

O trio Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira e Arthur Lira deixa o campo de cabeça baixa após o final da disputa em torno do impeachment de Alexandre de Moraes. O primeiro por razão óbvia: era o autor do pedido derrotado. Nogueira porque não durou um mês a conversa de que entrou no Planalto para amortecer as crises e controlar o presidente.

Por fim, ao dar uma pronta raquetada no pedido, Rodrigo Pacheco criou uma diferença importante em relação a Lira, que mandou uma sandice de quilate semelhante de Bolsonaro para o plenário da Câmara.

Deixa… Diferentemente do que fez Lira (PP-AL) no voto impresso, Pacheco (DEM-MG) evitou que seus colegas do Senado fossem expostos ao Planalto e às redes bolsonaristas no caso de votação em plenário.

…comigo. A derrota de Bolsonaro é relativa, observam até deputados da oposição. Ele conseguiu a confusão desejada. Agora, terá de inventar outra coisa para mobilizar apoiadores no 7 de Setembro.

Mais… A exposição na CPI da Covid tem feito Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e simpatizantes dele sonharem alto. O senador considera entrar na corrida para ser a “terceira via” da disputa eleitoral.

…um. “Para quem não pensava em ser político, é uma situação inusitada. É preciso lutar por uma terceira via. Vejo os pré-candidatos longe de bandeiras que são essenciais para reconstruir o País, como renda mínima e combate à corrupção”, disse ele à Coluna.

Olho… Augusto Aras enfatizou durante a sabatina no Senado que a Lava a Jato ignorou o princípio do promotor natural: “O modelo das forças-tarefa com pessoalização culminou em uma série de irregularidades que vieram a público”.

…vivo. A afirmação do PGR foi interpretada como um alerta para membros do Ministério Público nos Estados: eventuais distribuições viciadas são a chave para as anulações de processos. É melhor a partir de agora respeitar o princípio.

Café? Aras foi tão bem tratado no Senado que já tem gente pensando nele como candidato da “concertação”.

CLICK. Randolfe Rodrigues (foto) ecoou as palavras de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição ao receber camiseta com a frase “Temos ódio e nojo à ditadura”.

Rua. Os movimentos do Fora Bolsonaro decidiram que vão para a rua no 7 de Setembro também em São Paulo, mas ocuparão o Vale do Anhangabaú.

Bolso… Um orçamento escasso para executar políticas públicas de saneamento foi um dos pontos que mais pesaram para a saída do coronel Giovanne Gomes da Silva do comando da Funasa após acordo com o PSD, que o indicou ao cargo.

…vazio. O coronel estava insatisfeito com as condições de trabalho após os vetos de Bolsonaro no Orçamento 2021, que afetaram em R$ 170 milhões os recursos da fundação, segundo apurou a Coluna.

Revisão. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou projeto mudando o nome da Rua Sérgio Fleury, na Vila Leopoldina (zona oeste), para Frei Tito. Texto vai para a análise do Executivo.

Correção. Diferentemente do publicado pela coluna ontem, Danilo Forte (PSDB-CE) preside a Frente Parlamentar da Energia Renovável da Câmara, e não a Comissão de Minas e Energia, cargo ocupado por Edio Lopes (PL-RR).

Bombou nas redes

Opinião do Estadão

"O Brasil tem pela frente longos 16 meses até que termine o mandato do pior presidente que já governou a Nação. Nada indica que os graves problemas que afligem o País serão tratados neste período”

SUGERIMOS PARA VOCÊ: