Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Líderes tucanos unificam discurso de oposição

| 07/03/2021, 09:58 09:58 h | Atualizado em 07/03/2021, 10:09

A postura de Jair Bolsonaro na pandemia conseguiu unificar críticas de tucanos de diferentes gerações e trajetórias políticas, algo raro em se tratando de PSDB.

“O responsável por este trágico momento que já produziu 263 mil mortos no Brasil é Jair Bolsonaro, com seu negacionismo, mentiras, omissões e incompetências”, diz João Doria. “O presidente joga brasileiros para a morte ao incentivar aglomerações e o não uso da máscara”, diz Eduardo Leite. “Bolsonaro parece viver realidade paralela e não ter nenhum apreço pela vida alheia”, diz José Serra.

Juntos. Doria, Leite e Serra falaram com exclusividade à Coluna. “O Presidente se comporta e faz declarações de formas tão grosseiras e descabidas que parece ignorar as responsabilidades e o decoro que exigem o cargo de chefe de Estado”, disse o experiente senador por São Paulo e ex-ministro da Saúde de FHC.

CLICK. João Doria recebeu no Bandeirantes deputados gaúchos, como Patrícia Alba e Vilmar Lourenço. Na pauta, a Coronavac, do Butantan.

Rumo... “A mente bolsonarista já é muito difícil de entender, mas impossível de entender mesmo é o coração. Porque é de uma insensibilidade, de uma desumanidade absurda”, desabafou o jovem governador do Rio Grande do Sul.

...à morte. “Estamos diante de um colapso da Saúde Pública e à beira de uma catástrofe humanitária sem precedentes”, afirma o governador de São Paulo.

Nós?! Sobre Bolsonaro culpar os governadores pela crise econômica, Leite diz: “Que governadores são esses tão poderosos para gerar problemas econômicos mundiais? É só confronto político para sustentar uma narrativa: morra quem morrer. Isso é lamentável”.

Na... Em Tianguá (CE), com menos de 70 mil habitantes, foram confirmados ao menos 141 novos casos de Covid-19 semana passada. Bolsonaro esteve no município dia 26, sem máscara, causando aglomerações.

…prática. Na semana anterior à visita, foram 90 casos. O MP solicitou à PGR investigação por crime contra a saúde pública

Retomada... Ao menos 211 deputados de vários partidos criarão nesta terça-feira, a Frente Parlamentar das Energias Renováveis.

...verde. O grupo, presidido por Danilo Forte (PSDB-CE), quer recolocar o Brasil como protagonista nos debates ambientais e até enviar comissão para a Conferência do Clima de Glasgow, em dezembro.

Força e fé. “O Brasil tem tudo para ser o maior produtor de energia limpa do mundo”, afirma Forte.

Planos. O MDB não faz parte da lista de siglas que Luciano Huck cogita se filiar. O partido, no entanto, não descarta compor chapa com o apresentador em 2022. Nesse caso, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) seria a primeira opção de vice dos dois lados.

Olha só. A votação da PEC Emergencial teve um componente “extra plenário” que surpreendeu senadores da oposição: identificaram nas redes sociais o crescimento vertiginoso de postagens que emplacaram a narrativa de que eles seriam contrários à retomada do auxílio emergencial.

Olê, Telê. Rodrigo Pacheco (DEM-MG) não se considera um torcedor de futebol “engajado” ultimamente. O presidente do Senado, porém, guarda uma boa lembrança da adolescência: o São Paulo de Telê Santana. “Acho que foi o último grande time que vi jogar”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: