Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Leite não descarta consórcio de Estados

| 06/12/2020, 08:24 h | Atualizado em 06/12/2020, 08:29
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo


O governador Eduardo Leite (PSDB-RS) afirma ainda nutrir expectativas de que o governo federal, “pelo seu histórico de sucesso e de efetividade do Plano Nacional de Imunização”, assuma a dianteira na coordenação do tão sonhado processo de vacinação dos brasileiros contra a Covid-19. Porém, segundo contou à Coluna, ele “e outros governadores” entraram em contato com o governo de São Paulo. “Uma vez viabilizada a Coronavac, se for o caso, podemos fazer um consórcio para garantir o mais rápido o atendimento aos Estados”, disse.

Alerta. Para Eduardo Leite, se a compra da vacina não for centralizada, os processos de aquisição e de imunização poderão gerar disputas entre os estados, podendo haver distorções nos preços e ainda sem garantias de entregas.

Agenda. O Fórum dos Governadores já solicitou audiência com o ministro Pazuello para discutir a vacinação. O plano A é mesmo que o Ministério da Saúde coordene e faça a compra dos imunizantes.

Ainda juntos. O governadores, prefeitos e seus gestores estaduais e municipais de Saúde temem mandar um sinal errado a Eduardo Pazuello de que já partiram para o plano B.

Corrida. Discretamente, o primeiro acordo já saiu: a Federação Catarinense dos Municípios vai a São Paulo assinar o protocolo de intenções da compra da vacina no Instituto Butantã, na próxima quinta-feira.

Passport? O programa de imunização de São Paulo tem sido mantido a sete chaves. Pudera, a nova brincadeira entre políticos e gestores diz que João Doria terá de inventar um “green card” paulista se a Coronavac estiver mesmo na rua antes das outras vacinas.

Jogando... Nem as mais de 175 mil mortes até agora por Covid-19 no Brasil conseguiram estragar o clima de camaradagem com que Eduardo Pazuello foi recebido na Câmara dos Deputados semana passada.

...em casa. Quem tem rodagem sabe que outros ministros já foram devidamente “apertados” na Casa e por muito menos. Sem marcação, Pazuello desfiou dados e saiu ileso.

E… Ao pedir para a Anvisa a prorrogação da validade dos cerca de 7 milhões de testes de Covid-19 encalhados, a Saúde registrou em ofício a teoria de que há componentes do kit de exames que valem até 2023.

...daí? Na prática, isso pouco importa para os técnicos da Anvisa. Vale o prazo de vencimento fixado pela fabricante dos testes: primeiro, de oito meses, que, se a agência topar, podem aumentar mais quatro.


          Imagem ilustrativa da imagem Leite não descarta consórcio de Estados
Felipe Rigoni avalia que o edital trouxe boas surpresas ano passado e que o Estado está cheio de boas iniciativas |  Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados — 10/09/2019
CLICK. O deputado federal Marcelo Ramos homenageou o colega Felipe Rigoni (foto) pelo dia internacional das pessoas com deficiência, celebrado na semana passada.

SOS. Preocupado com a cláusula de barreira, que põe em xeque sua existência, o PCdoB quer, antes de definir seu apoio, conversar com os candidatos à presidência da Câmara sobre uma mudança na legislação eleitoral. A líder Perpétua Almeida (AC) afirma que começará a marcar reuniões da bancada com os postulantes nesta semana.

Carregando. A meta definida pela Estratégia de Governo Digital é de que todos os 4 mil serviços do governo estejam digitalizados até 2022. A prioridade do Ministério da Economia, responsável pelo programa, para o ano que vem é viabilizar a identidade digital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão