Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Leite e Aécio tentam evitar racha na disputa para presidir PSDB

Coluna foi publicada no sábado (16)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 18/09/2023, 10:23 10:23 h | Atualizado em 18/09/2023, 10:24

Imagem ilustrativa da imagem Leite e Aécio tentam evitar racha na disputa para presidir PSDB
Aécio Neves e Eduardo Leite querem evitar uma racha na disputa pela presidência do PSDB |  Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados e Governo do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o deputado federal Aécio Neves (MG) operam nos bastidores do PSDB para evitar um racha na convenção do partido que vai escolher sua nova executiva nacional.

Depois de a Justiça anular a nomeação de Leite como presidente do PSDB e determinar a realização de eleição interna em 30 dias, alas tucanas chegaram a avaliar internamente se isso poderia enfraquecê-lo e abrir espaço para conduzir Aécio ao comando da sigla.

Os dois, porém, fizeram questão de acionar interlocutores e deixar claro que não vão compactuar com cizânias. O partido carrega trauma das prévias presidenciais de 2021, que acabaram sem utilidade. O PSDB não lançou candidato e apoiou Simone Tebet (MDB).

MÃOZINHA. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tenta emplacar um aliado na presidência da Eace - Entidade Administradora da Conectividade de Escolas. O órgão sem fins lucrativos foi criado pelas operadoras para levar conectividade às escolas públicas, atendendo a uma exigência para que participassem do leilão do 5G, e tem um orçamento de R$ 3 bilhões.

META. O indicado do ministro é Flávio Ferreira dos Santos. Quem acompanha as discussões diz que o objetivo de Juscelino é direcionar recursos aos prefeitos do seu partido, o União Brasil.

OUTRO LADO. À reportagem, o Ministério das Comunicações disse que Juscelino se reuniu com as operadoras para tratar sobre o programa que deve ser lançado no final de setembro. Mas negou que haja pressão na indicação: “Quanto ao comando da instituição, tal decisão cabe às próprias teles e não ao ministro”.

VOLTA AQUI. Depois de demiti-la, o presidente Lula quer trazer a ex-ministra do Esporte Ana Moser de volta ao governo. O desenho final ainda não foi fechado, mas deve ser um projeto especial para associar educação, esporte e combate à desigualdade social. A estrutura ficaria no Ministério da Educação ou no Desenvolvimento Social.

CURRÍCULO. Um auxiliar de Lula afirmou à Coluna que a experiência de Moser no Instituto Esporte e Educação, fundado por ela, é credencial perfeita para convidá-la ao novo posto - que, porém, não teria status de ministério.

ALÍVIO. O garimpo ilegal na terra Yanomami caiu 78,51% entre 23 de janeiro e 12 de setembro, a 214,84 ha, como antecipou a Coluna. No mesmo período em 2022, ocupava 999,91 ha. Os dados são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa.

“TAMO JUNTO”. O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, Arthur Maia (União Brasil), tomou para si a pressão dos bolsonaristas para convocar o comandante da Força Nacional, Fernando Medeiros. A oitiva é forma de tentar envolver o ministro da Justiça, Flávio Dino. Medeiros, porém, só tomou posse no dia 11, após os atos.

HIPÓTESE. Dino autorizou o uso da Força em 8 de janeiro, mas a oposição questiona se houve uso devido do efetivo. Só com esse depoimento Maia vai considerar uma acareação de Jair Bolsonaro e Mauro Cid.

Imagem ilustrativa da imagem Leite e Aécio tentam evitar racha na disputa para presidir PSDB
CLICK. Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, recebeu o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). O ministro é deputado federal licenciado pelo Estado. |  Foto: © Divulgação

Ler, ver e ouvir

Filme: King Richard: criando campeãs;
Livro: Irmã Outsider, de Audre Lorde;
Música: Fé, da cantora Iza.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: