Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Guedes sob pressão também na Faria Lima

| 06/10/2020, 07:41 07:41 h | Atualizado em 06/10/2020, 07:46

A tentativa de reaproximação de Paulo Guedes com Rodrigo Maia (DEM-RJ) é entendida por alguns envolvidos na articulação como a última chance do ministro: ou ele modera o tom em momentos críticos ou continuará na frigideira.

Nas Avenidas Paulista e Faria Lima, há quem tenha leitura semelhante e, por isso, também trabalha pelo entendimento entre o ministro da Economia e o presidente da Câmara.
A novidade no mercado financeiro e setor produtivo, porém, é o surgimento de um grupo que considera o desgaste de Guedes irreversível.

CLICK. João Doria participou do Summit Imobiliário Brasil 2020 (Estão/Secovi-SP). Disse que o Rio Pinheiros estará despoluído no fim de 2022 e navegável em 2023.

Rolex. Para esse último grupo, a substituição de Guedes seria apenas uma questão de tempo. Nomes sondados até agora não teriam aceitado a missão.

Risco. Guedes, nesse cenário, pode continuar por falta de opção. Afinal, não é fácil substituir um ministro da Economia sem provocar traumas no mercado.

Mercado futuro. No Congresso, há também a avaliação de que, mesmo não sendo mais o “posto Ipiranga”, a permanência de Guedes ainda pode ajudar na condução dos temas prioritários da Economia, como encontrar uma saída para o “Renda Bolsonaro” e para a reforma tributária.

Será... Centrais sindicais querem fazer um “mutirão online” para pressionar parlamentares a retomar o valor original de R$ 600 do auxílio emergencial para as parcelas remanescentes que serão pagas até o fim do ano. O governo cortou pela metade o valor pago.

...que rola? A ordem é bombardear os congressistas pelas redes sociais.

Em... Kassio Marques intensificou a costura política com os senadores. Tem procurado, inclusive, os integrantes do Muda Senado, grupo mais resistente à indicação dele ao Supremo.

...campo. “Não importa quem o indicou, importa quem ele é. Não farei prejulgamento só porque a forma da indicação foi atravessada”, disse Álvaro Dias (Podemos-PR), um dos líderes do Muda Senado.

Calma. Dias, porém, avisou que só tomará uma decisão após ter suas perguntas respondidas por Marques na sabatina da Casa.

Multidão. Está complicada a busca de acordo entre as campanhas a prefeito de São Paulo em relação aos próximos debates eleitorais. Por conveniência ou estratégia, mesmo os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas insistem em ampliar o escopo de participantes.

Digital... Em tempos de vacas magras nas campanhas eleitorais, o MDB criou uma ferramenta para oferecer de graça o marketing de campanha a seus candidatos a prefeito e vereador. O MDB Drive permite baixar santinhos, faixas, cards e até jingle direto do site do partido.

...first. Em apenas uma semana de campanha, cerca de 20% dos candidatos e suas equipes já baixaram o material encomendado pelo presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), ao publicitário Igor Paulin.

Ação. O Ministério Público pediu a impugnação da chapa de Luiz Marinho, o candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo. A vice do ex-prefeito da cidade, Ana Paula Lupino, contrariou decisão do seu partido, o PTB, que proibiu alianças de seus filiados com os petistas no Estado.

Bombou nas redes

Criar um novo imposto é um erro. O caminho certo passa pela reorganização de despesas
e o fim da cultura de privilégios e privilegiados no Brasil”

Paulo Hartung, economista e ex-governador do Espírito Santo

MATÉRIAS RELACIONADAS