Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

“Fora Bolsonaro” pode dar espaço ao “Ele Não” em 2022

Alberto Bombig | 15/11/2021, 08:04 08:04 h | Atualizado em 15/11/2021, 08:04

Sem fôlego desde outubro, o "Fora Bolsonaro" deve tentar uma volta às ruas no início de 2022, mas em versão mais pré-eleitoral, digamos assim. Organizadores de atos têm discutido retomar as mobilizações antes mesmo do carnaval. Os grupos analisam os calendários letivos dos Estados para tentar atrair, com o retorno das aulas, as entidades estudantis. Ainda que a bandeira do impeachment apareça, internamente há certo consenso de que mobilizações em 2022 invariavelmente tenham mais cara de "Ele Não", como em 2018. Está clara também a tendência de que grupos mais identificados a uma ou outra pré-candidatura (Lula, Ciro e Moro, principalmente) evitem se misturar nas ruas.

SHOWS Além do calendário escolar, o ato da coalizão Direitos Já que estava inicialmente previsto para esta segunda, 15, em formato de "festival pela democracia", está sendo discutido para o início do ano que vem também por um pedido de artistas que foram convidados. Alguns cumprem agenda em eventos fora do País.

REBRANDING A campanha "Fora Bolsonaro" transformou seu slogan em "Fora Bolsonaro Racista" para se adequar ao Dia da Consciência Negra, no sábado, dia 20, sem tirar o protagonismo da histórica manifestação antirracismo.

FOCO  De Marco Martins, liderança do movimento Acredito em São Paulo: "O ano eleitoral e a (eventual) filiação de Bolsonaro ao Centrão dificulta falar em impeachment, mas temos que continuar nas ruas, denunciando os crimes do presidente para impedir sua reeleição".

DEU RUIM Em outubro, como mostrou a Coluna, Jair Bolsonaro pediu o controle do diretório paulista do PL. Valdemar Costa Neto sinalizou positivamente. O mau momento do presidente nas pesquisas, porém, faz a realidade regional impor fortes resistências em São Paulo e no Nordeste.

AH, TÁ  Assessores e aliados de Bolsonaro estão dizendo que ele não quer se associar à imagem ruim de Costa Neto. Claro, o clã é sempre muito seletivo... Mas, se isso for verdade, convém riscar o PP da lista.

LUPA O Ministério da Saúde está passando pente-fino para identificar e bloquear operadores do ConecteSUS suspeitos de alterar dados de usuários. Pressionada após repercussão de influenciadores que tiveram seus nomes trocados por xingamentos, a pasta prepara anúncio de medidas para aumentar a segurança dos dados.

ESTILO  Aos poucos, Flávia Arruda imprime o seu jeito de trabalhar na articulação política: discreta, dialogando e sempre em busca do resultado pró-governo. A atuação dela foi determinante na recente vitória da PEC dos Precatórios na Câmara

E AGORA? Fica a dúvida agora sobre como será o futuro da ministra-chefe da Secretaria de Governo, que é filiada ao PL, se Valdemar Costa Neto e Bolsonaro não se acertarem após a troca de xingamentos.

CLICK. Andrea Matarazzo se encontrou, na Capela Santa Luzia, com o governador João Doria, com quem disputou as prévias do PSDB, em 2016, na capital.

PRONTO, FALEI!

"Nenhum deputado bolsonarista se inscreveu (no TSE) para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas. Eles só se interessam pela narrativa”

Joice Hasselmann, deputada federal (PSDB-SP).

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: