Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Em pré-campanha, Mourão intensifica agendas oficiais

| 01/05/2022, 09:08 09:08 h | Atualizado em 01/05/2022, 09:08

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), intensificou a agenda no Rio Grande do Sul desde fevereiro, quando anunciou que concorrerá a uma vaga no Senado pelo estado. De lá para cá, ele marcou presença em 35 compromissos oficiais como vice-presidente. 

Nestas viagens, esteve em 11 cidades gaúchas, visitando obras de hospitais, estradas, aeroportos e em eventos com empresários. Boa parte das agendas ocorreu às sextas-feiras, como no dia 18 de fevereiro, quando ele foi à abertura da Festa da Uva. Como comparação, no mesmo período do ano passado, Mourão participou apenas de dois eventos no estado, em Porto Alegre e em Pelotas.

ESQUENTA.  Antes mesmo de oficializar o intento de se lançar candidato, entre novembro e janeiro, Hamilton Mourão já estava mais presente no estado. Ele foi a oito eventos, boa parte com divulgação nos canais oficiais da Vice-Presidência.

EM DESCANSO.  Mesmo em Brasília, as agendas com lideranças políticas gaúchas se tornaram numerosas. Nos últimos três meses, Mourão fez 15 reuniões com 32 autoridades do estado em seu gabinete, onde também deu entrevistas a veículos de imprensa locais. Procurada, a Vice-Presidência não se manifestou.

CACULADORA.  O placar de Gilberto Kassab, do PSD, dá até agora dois estados a favor do apoio a Lula no primeiro turno (Amazonas e Bahia) contra três pela liberação para que cada diretório escolha seu preferido (Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul). A contagem segue.

CARDEAL.  Valdemar Costa Neto, o todo-poderoso dono do PL, partido de Jair Bolsonaro, se encontrará com empresários em São Paulo no próximo dia 12, em jantar do Grupo Esfera, de João Camargo. O cacique, que ficou distante dos holofotes após ser condenado e preso no mensalão, é um dos dirigentes partidários que mais despertam interesse do setor privado atualmente.

CASOS...  Enquanto o MDB do ex-senador José Sarney se aproxima de Lula para um eventual apoio no 1º turno, a sobrinha dele e vereadora de São Luís, Karla Sarney (PSD), diz que disputará vaga ao Senado apoiando Bolsonaro.

...DE FAMÍLIA.  “A posição de membros da família não quer dizer que todos estaremos no mesmo barco. Tenho profundo respeito pelos meus familiares, mas não caminho junto com grupos de esquerda”, diz.

DE OLHO...  A Uneafro, que discute temas como cotas em universidades, lançou a campanha “Meu primeiro voto é antirracista”, com 25 comitês pelo País para incentivar o engajamento de jovens na eleição.

...NELES.  A campanha de Bolsonaro nas redes também mira os jovens. Nos últimos 30 dias, segundo a Bites, houve pelo menos 198 mil publicações no Twitter com hashtags como #soujovemsoubolsonaro e #soujovemsoubolsonaro22.

CLICK.   Autora dos vitrais do Congresso, da Catedral de Brasília e do Panteão da Pátria, a artista plástica Marianne Peretti integrou a equipe de Niemeyer. Morreu na última segunda, aos 94 anos.


Pronto, falei


"O governo precisa dar formação profissional não para inglês ver, mas para inglês contratar. Uma função elementar que o governo de São Paulo não conseguiu entregar”, Elvis Cezar (PDT),  pré-candidato ao governo de São Paulo

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: