Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Deputados se articulam por “semana verde”

| 26/08/2020, 09:28 h | Atualizado em 26/08/2020, 09:29

Na crescente demanda por medidas de proteção ambiental, deputados federais, tanto os ambientalistas quanto os ligados ao agronegócio, discutem a elaboração de uma pauta comum, com projetos sobre o tema.

A ideia é realizar uma “semana verde” em setembro na Câmara. Há, porém, divergências entre os grupos, como no projeto da regularização fundiária. O Ministério da Agricultura já deu “ok” para a votação, mas a bancada do meio ambiente discorda, por exemplo, de pontos, entre eles o tamanho da propriedade que pode ser regularizada.

O que mais? Estão em discussão também propostas de regras para o licenciamento ambiental, bioeconomia, títulos verdes, emergência climática, combate e desmatamento ilegal.

Devagar... Apesar de concordar com a construção de uma pauta verde comum, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Agostinho (PSB-SP), avalia que a regularização fundiária deveria ficar de fora.

...com o andor. “O texto do projeto melhorou, mas a grilagem de terras ainda está alta. Aprovar uma lei dessa neste momento de alta de desmatamento é reconhecer que o crime compensa”, afirma Agostinho.

CLICK. O governador de Minas, Romeu Zema (à esquerda), participou da reunião do Novo em São Paulo nesse fim de semana com o pré-candidato à prefeitura Filipe Sabará.

Menos... O relator da PEC do Pacto Federativo no Senado, Márcio Bittar (MDB-AC), vai propor a redução do número de vereadores nos municípios. Com a medida, calcula economia de R$ 4 bilhões por ano.

...é mais Outra proposta: aumentar o número de faixas de municípios para a distribuição percentual de repasses dos Executivos municipais aos Legislativos.

Quase lá. O relatório de Bittar, em fase final, também deverá propor que nenhum ente federativo poderá mais ser fiador de outro (com exceção, claro, de empréstimos internacionais).

Todas... Nas eleições de 2018, Carlos Siqueira, presidente do PSB, se notabilizou por apostas certeiras.

...as fichas. Para este ano, o dirigente ainda não cravou palpites, mas, se for preciso, vai depositar muitas fichas em João Campos (Recife) e João Henrique Caldas (Maceió) nas disputas por prefeituras.

Vixe. Quem sabe ler movimentos do meio jurídico diz que a revelação do jornal O Globo de que Frederick Wasseff recebeu repasses milionários de um sócio de empresa com contratos no governo é mais uma estaca na cerca em torno do ex-advogado dos Bolsonaros.

Physique du rôle. O MP parece saber aonde quer chegar. Wasseff, diga-se, se encaixa no perfil dos delatores: é rico e dá mostras de que não vai gostar de ficar muito tempo preso, caso um dia venha a ser detido pelas autoridades. O advogado nega irregularidades.

Inovação I. O DER-SP ganhou prêmio internacional em inovação tecnológica, o World Summit Awards - WSA, na categoria Government & Citizen Engagement, pela criação do aplicativo DER Online, que simplificou aos usuários o acesso aos seus serviços.

Inovação II. Em tempos de pandemia, o DER Online permite a solução, via computador ou smartphones, de problemas relacionados a multas e recursos. O aplicativo já fez mais de 250 mil serviços e reduziu em cerca de 20 mil os atendimentos presenciais.

Bombou nas redes

Destruir a natureza para produzir não é necessário, o mundo mudou e entende isso cada vez mais. Ou nos adaptamos ou ficaremos
para trás”

Ricardo Tripoli, ex-deputado federal e ambientalista

SUGERIMOS PARA VOCÊ: